Cuiabá,

sexta-feira, 19

de 

abril

 de 

2024
.

Abertura do encontro anual de gestores esportivos será nesta quarta-feira (28) em Cuiabá

Evento segue também nesta quinta-feira (29), no Cine Teatro; dentre os participantes inscritos estão gestores de municípios, de associações e de federações esportivas de todo o estado

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realiza o Encontro de Gestores de Esporte e Lazer nesta quarta (28.02) e na quinta-feira (29.02). Além de apresentar e orientar sobre leis e as principais ações do Governo do Estado para o setor esportivo em Mato Grosso, o evento, que é anual, traz nesta edição palestras com representantes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj).

A previsão é que mais de 300 gestores de todo o Estado participem do Encontro, que será realizado no Cine Teatro Cuiabá, no centro da capital mato-grossense. Dentre os participantes inscritos estão gestores de municípios, de associações e de federações esportivas.

Na quarta-feira (28.02), a programação conta com apresentações que visam orientar sobre os convênios realizados pelo Estado, a Lei de Incentivo ao Esporte, o Conselho Estadual de Desporto e as bases legais para impulsionar o setor. Também haverá mesa de conversas temáticas sobre esportes de inclusão e de rendimento, incluindo informações sobre as bolsas financeiras concedidas pelo Governo de Mato Grosso a atletas e técnicos por meio do programa Olimpus.

Na quinta-feira (29.02), a agenda recomeça com a palestra do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Campos, que recentemente foi eleito o gestor do ano na 8ª edição do Prêmio Sou do Esporte, que reconhece a governança e a transparência das entidades dirigentes do esporte nacional. Já em sua gestão, em 2022, a CBAt foi eleita a melhor confederação do mundo pela World Athletics.

Logo em seguida, será a vez da palestra com o presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, Renato de Paula. Renomado fisioterapeuta e neurocientista,  Renato possui mestrado e doutorado em Bioquímica Médica e dedicou sua carreira à promoção à promoção da  saúde e da inclusão de pessoas com deficiência.

O último dia do evento ainda disponibiliza mais uma mesa de conversas temáticas, desta vez sobre as práticas exitosas de gestões municipais do Estado. Durante a tarde, representantes da Secel apresentam informações sobre as competições mato-grossenses a serem promovidas em 2024, que incluem Jogos Escolares, Jogos Estudantis de Seleções e Jogos Abertos.

“O sistema esportivo estadual tem se fortalecido e ganhado muita credibilidade nos últimos anos, e um dos motivos é essa aposta nos diálogos e nas parcerias, além dos investimentos feitos pelo Governo do Estado. Na segunda-feira já tivemos o nosso encontro anual de alinhamento com as federações esportivas de Mato Grosso, e agora damos continuidade a essa política pública de envolvimento participativo no Encontro de Gestores”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Notícias Relacionadas

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here