Cuiabá,

domingo, 14

de 

abril

 de 

2024
.

Gols, naturalização e polêmica: Liedson retorna com bagagem

Em oito temporadas pelo Sporting (POR), foram 313 jogos e 180 gols. Média de 0,57 gol por partida

Após oito anos em Portugal, onde brilhou com a camisa do Sporting (POR), Liedson está de volta ao Corinthians, clube que defendeu em 2003. A contratação foi anunciada oficialmente pelo clube português na manhã desta segunda-feira. Com contrato válido por duas temporadas, o atacante, de 33 anos, deve chegar ao Brasil até dia 7.

Antes da primeira passagem pelo Corinthians, Liedson defendeu Poções-BA, Prudentópolis-PR, Coritiba e Flamengo. Pelo Timão, foram 38 jogos, impressionantes 22 gols marcados e o título de campeão paulista de 2003. Apesar da baixa estatura (1,75 m) para um centroavante, se destacou pelos gols de cabeça.

Valorizado, o atacante trocou o Corinthians pelo Sporting (POR). Na Europa, Liedson “fez chover” e passou a ser conhecido como Levezinho. Tornou-se ídolo e um dos maiores artilheiros da História do futebol português. Em oito temporadas, foram 313 jogos e 180 gols. Média de 0,57 gol por partida. Levou a artilharia do campeonato nacional nas edições de 2004/05 e 2006/07.

O ótimo desempenho chamou a atenção da Federação Portuguesa de Futebol. Em 2009, o atacante deu entrada para a requisição da cidadania portuguesa e se naturalizou. Após bons jogos pela Seleção, foi confirmado pelo então técnico Carlos Queiroz para defender Portugal na Copa do Mundo da Àfrica do Sul.

No começo de 2010, primeira polêmica da carreira. Após a vitória por 4 a 3 diante de Mafra, pela Taça de Portugal, Liedson e o diretor de futebol da equipe, Ricardo Sá Pinto, discutiram asperamente e chegaram a trocar socos. Dias depois o dirigente pediu demissão e Liedson foi apenas multado. Mas o clima no Alvalade não ficou dos melhores.

Apesar dos bons números, Liedson começou a perder espaço na equipe com a chegada do técnico Paulo Sérgio. A dupla Hélder Postiga e Yannick começou a ganhar mais chances e o Levezinho passou a ser preterido. Em alguns oportunidades, sequer no banco de reservas ficava.

Insatisfeito e com luvas (bonificação) atrasada, Liedson praticamente cavou a própria saída do Sporting (POR). De volta ao Brasil, chega ao Corinthians para suprir a falta de um substituto imediato para Ronaldo. Mas a briga pela titularidade promete…

Ficha técnica:

Nome: Liedson da Silva Muniz

Idade: 33 anos (17/12/1977)

Naturalidade: Cairú (BA)

Altura: 1,75 m

Peso: 63 kg

Clubes: Poções-BA, Prudentópolis-PR, Coritiba, Flamengo, Corinthians e Sporting
Títulos: Campeonato Paulista de 2003, Taça de Portugal de 2006/2007 e 2007/2008, Supertaça de Portugal de 2006/07

Notícias Relacionadas

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here