Foto: João Felipe Costa - Secel-MT


Uma grande estrutura foi montada no estacionamento do Ginásio de Esportes Aecim Tocantins para receber os jogos do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia. A competição, que iniciou dia 23 e vai até dia 27 de outubro, tem a participação das melhores duplas de vários estados do país, inclusive quatro medalhistas olímpicos e cinco campeões mundiais. As duplas competem entre si, em formato eliminatório.

O evento esportivo é uma realização da Confederação Brasileira de Vôlei, Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer - Secel, e parceiros. A entrada é franca durante toda competição.

“Esse é um dos maiores espetáculos que a gente tem no nosso país em relação ao vôlei, um evento muito esperado, muito disputado a nível de Brasil, e graças a Deus a gente conseguiu trazer para o nosso estado, essa estrutura fantástica, os melhores atletas do país, atletas classificados para os jogos olímpicos, outros que estão disputando a vaga. Estamos muito contentes em poder proporcionar para nossa população um evento tão belo, lembrando que o Brasil é a principal potência do vôlei de praia do Mundo. Esse evento sendo trazido para cá e ainda por cima de forma gratuita para a nossa população nos traz muita satisfação e felicidade”, disse o Secretário-Adjunto de Esportes e Lazer da Sael-MT, Jefferson Carvalho.

O Brasil é o país com mais medalhas no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos, somando três ouros, sete pratas e três bronzes. Participam da competição em Cuiabá, os medalhistas olímpicos Alison (ES), Bárbara Seixas (RJ), Juliana (CE) e Ricardo (BA), além do campeão mundial André Stein (ES) e dos medalhistas pan-americanos Álvaro Filho (PB), Ângela (DF), Carol Horta (CE) e Vitor Felipe (PB), e outros vários atletas revelação da nova geração.

Representando Mato Grosso, competem duas duplas do naipe masculino (Alcir/Paulo e Ricardo/Ricardo Queiroz) e no feminino são cinco atletas: a dupla Ana/Bárbara, além das atletas Dani, Laryssa e Priscila, com parceiras de outros Estados.

“Estamos tendo a oportunidade de ver de perto os campeões olímpicos, as duplas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas, uma possibilidade ímpar do público ver de perto, um contato direto com o atleta. E isso de uma forma geral é um estímulo muito grande, não só pela prática do voleibol, mas para a prática do esporte, saúde, é isso que é um legado que esse evento pretende deixar para o estado de Mato Grosso”, disse o presidente da Federação Mato-grossense de Vôleibol, Nicanor Lopes Filho.

A estrutura montada conta com quadras de areia, iluminação, grades, banheiros químicos, coberturas, cadeiras e arquibancadas com cerca de 1300 lugares para a torcida mato-grossense acompanhar de perto os duelos. Para assegurar a qualidade técnica da competição, foram adquiridos 1500 metros cúbicos de areia, que serão posteriormente utilizados para abastecer quadras de areia da cidade. Os jogos acontecem em três períodos, manhã, tarde e noite.

“Teremos aqui atletas já consagrados em Olimpíadas, consagrados em vôlei de praia no Mundo inteiro, e Cuiabá então sediando essa etapa. É a Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer, e o Governo do Estado ofertando isso para a nossa comunidade. Totalmente gratuito, 100% gratuito. A expectativa é que o público compareça, principalmente no sábado e domingo”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec.

Como a entrada é gratuita, para assistir os jogos a capacidade é limitada dentro do espaço que conta com estrutura adequada e toda segurança possível. Na parte externa também haverá um telão para transmissão das partidas em tempo real. 

Programação:

23/10, quarta: 9h30 às 16h30

24/10, quinta: 9h30 às 14h30, e 18h30 às 22h

25/10, sexta: 9h30 às 14h, e 17h30 às 22h30

26/10, sábado: 9h às 14h30, e 17h30 às 22h

27/10, domingo*: 10h30 às 13h

*Entrega das premiações após os duelos finais

 

Por: Pedro Lima / da Redação


Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec - João Felipe Costa - Secel-MT

Secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho - João Felipe Costa - Secel-MT

João Felipe Costa - Secel-MT

João Felipe Costa - Secel-MT