Depois de 33 dias de competições entre estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino, a Prefeitura de Cuiabá premiou e presenteou com kits esportivos os melhores colocados nos  40º Jogos  Estudantis Cuiabanos. A festa de encerramento aconteceu na noite de quinta-feira (02),  com a entrega de troféus e medalhas à escola campeã-gerale às escolas e alunos classificados em 1º e 2º lugares.

Na festa da premiação, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, falou sobre a importância do esporte como transformador social. Ele destacou o número expressivo de participantes (1.638), de competidores e de escolas (58), nesta 40ª edição dos JEC’s. “Tivemos um acréscimo de 20% no número de inscritos em relação ao ano passado”, comemorou o secretário. Ele parabenizou  também a organização do evento e disse que “agora é hora da gente representar Cuiabá nos Jogos Escolares de Mato Grosso”.

Além da consagração com troféus e medalhas a prefeitura inseriu nesta 40ª edição do JEC’s uma premiação extra para todos os primeiros colocados. Foram distribuídas bolas, quimonos, kit natação, malha olímpica, tênis, entre outros. “Só no atletismo estamos entregando 50 pares de tênis, algo em torno de 50 mil reais no total. Esta foi uma promessa do Prefeito Mauro Mendes”, informou Luiz Arthur de Oliveira, diretor de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Pelo décimo segundo ano consecutivo, o Colégio Isaac Newton foi o campeão-geral da competição. A instituição participou de todas as modalidades com a inscrição de 380 atletas. O diretor da Academia de Esportes do CIN, Marcio Sobhiedisse, que o trabalho com as crianças começa na base, à partir dos seis anos de idade. “Quero dizer aos pais que ainda não estão incentivando seus filhos a praticar qualquer tipo de competição esportiva que comecem a fazer isso”, alerta.

O aluno/atleta, Guilherme Fernandes Fonseca Carvalho, de 15 anos de idade, foi o campeão do peso médio na luta olímpica. Ele, que venceu 3 confrontos, já tem experiência nacional tendo sido medalha de bronze nas Olimpíadas Escolares da Juventude em 2013, no Rio Grande do Norte,  como bolsista do Colégio Isaac Newton. “Essas competições nos ajudam a crescer”, avalia Guilherme, que se vestiu a caráter para receber a premiação.

O secretário Adjunto de Esportes, Breno Cezar de Oliveira, destacou a participação de um número maior de escolas em relação às edições anteriores. “A participação dos alunos foi excelente. Este ano mais de 1.600 atletas estiveram competindo em 13 categorias esportivas. Os jogos ocorreram com tranquilidade e os estudantes representaram muito bem suas escolas” disse.

Os jogos estudantis 2015 aconteceram entre os dias 16 de maio e 19 de junho. Os competidores são oriundos das redes de ensino municipal, estadual e federal e escolas particulares. Eles foram divididos por faixa etária, sendo a categoria A entre 15 e 17 anos e a B de 12 a 14 anos.

 

Por: Olhar Esportivo