Depois de se consagrar campeão mato-grossense de Jiu-jitsu por quatro vezes, chegou a hora do atleta Kaike Angelim, 21, ir à busca do título de campeão mundial pela primeira vez. O Campeonato Mundial de Jiu-jitsu Esportivo 2015 será realizado em São Paulo, entre os dias 23 a 26 de julho.

Kaike irá disputar o título na categoria Adulto Azul, 88 quilos, e também no Absoluto Azul (sem limite de peso). “A expectativa é muito boa para trazer este título para Mato Grosso. Venho treinando pesado e focado no Mundial desde abril. Todo o meu treinamento vem sendo acompanhado pelo meu treinador Rillei Maldonado e pela minha preparadora física Letícia Anny”, ressaltou o atleta.

A classificação de Kaike, atleta Maldonado Team/Zenith, para disputar o Mundial de Jiu-jitsu Esportivo em 2015 foi garantida durante o Campeonato Brasileiro realizado no ano passado. “Depois que consegui a classificação, foquei no Mundial. Desde então comecei o treinamento, mas a partir de abril foi que começamos a treinar com mais afinco”, completou.

Promessa do Jiu-jitsu mato-grossense, Kaike também é estudante de Engenharia Civil e optou por “trancar” o curso, podendo assim se dedicar mais ao treinamento, visando à competição mundial. Ele treina de duas a três vezes por dia, sendo que cada treino tem duração de aproximadamente duas horas. "Antes de começar a treinar, eu, meu treinador e minha preparadora física, nos reunimos para ver qual a competição, a data e em cima disso montamos uma estratégia de treino, desde a parte física da musculação até a parte técnica, incluindo alimentação. Encaixamos tudo isso dentro de um cronograma para que eu esteja no auge da preparação na data da competição", explicou Kaike.

De acordo com ele, uma das dificuldades encontradas é a falta de patrocínio tanto para a parte de suplementos quanto para a parte nutricional. "Nem sempre tenho o acompanhamento de uma nutricionista, para ter uma alimentação balanceada, o que acaba afetando meu sistema imunológico e isso pode influenciar no resultado", concluiu.

Apesar de ser apaixonado pelas artes marciais desde criança, nem sempre elas estiveram presentes na vida de Kaike Angelim. Na adolescência, ele chegou a jogar na categoria de base do Corinthians até que uma lesão no joelho o trouxe de volta para Mato Grosso.

Aos 16 anos, deixou a casa dos pais em Rondonópolis (MT) e veio morar em Cuiabá, onde inicialmente se dedicou ao Muay Thai e posteriormente ao Jiu-Jitsu, junto ao treinador Rillei Maldonado.

TREINOS E EQUIPE

Kaike terá como companheiros de Mundial os outros atletas da Maldonado Team/Zenith, entre eles o próprio treinador, Rillei Maldonado, que é faixa preta em Jiu-jitsu, além de Olívio Neto (faixa roxa), Allan Rodrigo (faixa branca), Aelson Martins (faixa roxa), Julio César Campos (faixa roxa), Lendel Mascarenhas (faixa azul), Christian de Arruda (faixa azul), Weslley Cândido (faixa azul) e Luiz Avanci (faixa marrom).

Os treinos individuais de Kaike são realizados todas as segundas e quartas-feiras às 6 horas, na Academia Movimento Perfeito (musculação), e terças, quintas e sextas-feiras às 8 horas na Academia Welington Bezerra (funcional). Já os coletivos são realizados a partir das 20h30 na Academia Maldonado Team. A academia Maldonado Team está localizada na Avenida Dante Martins de Oliveira, nº 2451. (Ao lado da Igreja do Evangelho Quadrangular Carumbé).

Por: Olhar Esportivo