O 2º módulo do Treinamento de Capacitação Técnica e Arbitral em Lutas, organizado pela Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), começa nesta quinta-feira (22) e segue até domingo (25.10), no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, em Cuiabá. O evento visa qualificar instrutores, técnicos, árbitros, professores e estudantes de educação física e atletas. Não possui custo para os interessados (gratuito) e fornece certificado avalizado pela FMTJJLA e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

De acordo com o presidente da FMTJJLA, Francisco José Fernandes, conhecido como Chicão, o único faixa coral de Jiu-jitsu de Mato Grosso, com a crescente expansão do número de adeptos de lutas em todas as cidades do estado, surgiu a necessidade de se capacitar os profissionais da área para atender com qualidade os milhares de novos alunos. Com isso ganham todos os técnicos, instrutores, professores e alunos de educação física que queiram se habilitar nesses esportes e, consequentemente, os novos atletas e futuros campeões.

“Semana passada ministrei o 1º módulo, de 15 a 18 de outubro, com aulas teóricas e práticas sobre Jiu-jitsu e Jiu-jitsu No-Gi. Nesse 2º módulo elas serão administradas pelo coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Wrestling, a CBW, Flávio Cabral Neves. Ele têm no currículo inúmeras passagens como técnico das seleções brasileiras de Wrestling, modalidade conhecida como Luta Olímpica. E, é claro, falará sobre dois tipos de Wrestling, Estilo Livre e Greco Romana. O evento e a vinda dele só foi possível graças ao apoio da Secel” diz Chicão.

Nos dois primeiros dias, quinta (22) e sexta (23), as aulas de Luta Olímpica vão começar às 18h40 no Palácio das Artes Marciais. Na quinta elas serão dadas pelo campeão mundial de Jiu-jitsu, Francisco Fernandes Jr., filho do Chicão e vice-presidente do Conselho Estadual do Desporto do Estado de Mato Grosso (Consed-MT). Na sexta, sábado e domingo elas serão ministradas pelo Flávio Cabral. Sábado e domingo o início das aulas será às 16h30, também no Palácio. O próximo módulo será realizado de 30.10 até 01.11, na capital.

Flávio Cabral

O coordenador de seleções da CBW, Flávio Cabral, que ministrará o 2º módulo do treinamento, de 23 a 25 de outubro, no Palácio das Artes Marciais, possui passagens no currículo como técnico em: Jogos Pan-Americanos (2003), Pan-Americano Senior (2006 e 2008), Pan-Americano Junior (2010 e 2011), Pan-Americano Cadete (2010), Pan-Americano de Guadalajara (2011), Jogos Sul-Americanos de Medelin (2013), Pan-Americano e seletiva Olímpica de Recife (2014), Jogos Olímpicos da Juventude de Najin/China (2014) e outros.

Foto: Assessoria/FMTJLA

Por: Redação