No último dia 18, o atleta cuiabano David Moura conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Paris e agora é o melhor brasileiro no ranking olímpico de judô na categoria peso pesado (+100Kg). Na lista, que já leva em conta o peso que terá cada resultado no fim do período de classificação para os Jogos Olímpicos, o judoca alcançou 711 pontos, contra 641 de Rafael Silva.

Na última competição, o peso-pesado brasileiro precisou passar por três adversários para chegar à final. Na estreia, ele derrotou o francês Matthieu Thorel pontuando com um yuko e, na sequência, conseguiu um wazari para despachar o holandês Roy Meyer, medalhista de bronze em Astana 2015. Na semifinal, com um minuto de luta, David conseguiu o ippon contra o ucraniano Iakiv Khammo, também medalhista de bronze no Mundial de 2015 e foi à final contra o japonês Hisayoshi Harasawa, terminando com a prata.

O Brasil tem convite para todas as categorias do judô no Rio 2016, cabendo a Confederação Brasileira de Judô apontar os atletas convocados. A entidade não irá utilizar o ranking olímpico como único critério, ponderando casos como o do peso pesado, em que Rafael Silva teve menos oportunidades de competir.

Foto: Federação Internacional de Judô

Por: Redação