A delegação paralímpica de Mato Grosso deu entrevista, nesta quarta-feira (02), a duas emissoras de televisão sobre a participação do Estado nas Paralimpíadas Escolares 2015, que ocorreram entre os dias 23 a 28, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte (RN). Eles falaram sobre o grande aprendizado e as experiências vividas durante a competição.

As reportagens foram feitas pelas equipes de jornalismo das TVs TBO e SBT (emissoras locais), que entrevistaram a para-atleta Samara Pinho da Silva, que foi medalha de bronze na competição de tênis de mesa. Ele estava na companhia de mais dois colegas de delegação, que também competiram nas paralimpíadas.

Muito tímida, e pouco habituada com as câmeras, Samara falou muito pouco, mas mostrou as medalhas e disse que achou fácil competir. “Eu jogo tênis de mesa desde bem criança”, resumiu a jovem de 14 anos.

O técnico de Samara, Willian Luiz da Silva, destacou que os jogos em Natal foi uma grande experiência tanto profissional quanto pessoal. “Foi uma lição de vida ver esses jovens para-atletas competirem. Ver o quanto que eles são esforçados e dedicados”, ressaltou Silva que ganhou uma medalha como técnico destaque das Paralimpíadas Escolares. 

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, destacou que ida da delegação de Mato Grosso se deve a determinação do Governo do Estado, que estabeleceu como meta valorizar a pessoa com deficiência. “Não só o deficiente físico. Mas esse Governo tem um olhar volta às minorias, como quilombolas, indígenas e idosos”, citou.

Por conta desse foco social do Governo que foi possível a criação da Superintendência de Políticas Esportivas Especiais – setor da Secretaria Adjunta de Esporte – que trabalha diretamente com as minorias, por meio de práticas esportivas. A superintendência foi à responsável por viabilizar a ida dos para-atletas de Mato Grosso à Natal. 

A delegação mato-grossense conquistou cinco medalhas para o Estado, sendo uma de prata e quatro de broze, nas modalidades de tênis de mesa individual (prata), judô (bronze), natação (bronze), corrida de 1500 metros (bronze) e tênis de mesa por dupla (bronze).

Foto: Ministério do Esporte

Por: Redação