Foto:Divulgação


 As seletivas para 3ª Copa Mato Grosso de Estilingue já tem data marcada. A competição que acontece no dia 21 de maio terá seis ‘peneiras’ classificatórias (imagem), entre os dias 9 de abril e 14 de maio.

O Estilingue ‘ganha força’ em Cuiabá por meio de um projeto de lei apresentado pelo vereador Toninho de Souza-PSD, aprovado há cerca de um ano, que oficializou o esporte como modalidade no município. O presidente da federação, Alberto Alves do Nascimento (Betão), também é uma forte liderança pelo reconhecimento e contra o preconceito.

 “Quando estava à frente do projeto, o estilingue era tratado com muita ‘chacota’, as pessoas não levavam a sério. Acho que essa é uma realidade que irá mudar aos poucos, conforme a população vai conhecendo o esporte”, argumenta o vereador.

A participação nas seletivas é livre e gratuita, no entanto, para ingressar na Copa Mato Grosso é necessária a inscrição com pagamento de R$30 reais, pois a premiação para o campeão será de R$2 mil. Os interessados podem levar sua própria munição, de esferas ou bolitas. Haverá alvos fixos e alvos móveis.

Mato Grosso é a unidade federativa onde o estilingue é mais forte, no entanto, os estados de Goiás e Distrito Federal também incentivam a modalidade. O esporte também tem força nos países da península Ibérica (Portugal e Espanha).

Por: Thiago Mattos


Vereador Toninho