Foto:Júnior Martins/FMTT


 O tenista Bryan Kuntz, de 13 anos, disputará a 3ª etapa da Seletiva Regional Correios – Centro Oeste, na categoria infanto-juvenil de 14 anos, que será realizada de 2 a 5 de junho, no Rádio Clube, em Campo Grande (MS). O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), garante vaga aos campeões de cada categoria, masculina e feminina, na chave principal do Circuito Nacional Correios 2016, o campeonato brasileiro da modalidade.

Bryan Aguiar Kuntz, do município de Campo Verde (140 km de Cuiabá-MT), foi vice-campeão na etapa anterior da seletiva regional, que ocorreu no início de maio, no Clube do Exército, em Brasília (DF). O garoto venceu Nicolas Plattner por 6/0 e 6/1 nas oitavas, depois ganhou de Vitor Cavalcante por 7/5 e 6/0 nas quartas, seguido por uma vitória contra Matheus Tavares por 6/2 e 6/1 na semifinal e sofreu uma derrota para Thiago Cesário por 5/7 e 4/6 na final.

Com o resultado dessa seletiva anterior, Bryan Kuntz galgou 10 posições no ranking nacional da categoria de 14 anos. Subiu para o 20º lugar com 359 pontos. Ficou na frente de Richard Gama, outro mato-grossense, também de 13 anos, que caiu quatro posições e agora mantém o 30º lugar com 231 pontos. O que torna Kuntz o tenista do estado de Mato Grosso melhor rankeado na categoria. E, como está inscrito na 3ª etapa, pode embolsar mais adversários.

Bryan Kuntz está na 20ª posição e precisaria subir para a 14ª para conseguir a vaga, o que talvez possa ser resolvido com um bronze ou prata nessa próxima terceira etapa regional.

Contexto

O Circuito Nacional Correios de Tênis Infanto-juvenil é formado por 24 tenistas no masculino, em cada categoria, com a seguinte composição: 14 vagas reservadas aos primeiros do ranking nacional, 5 vagas para os campeões das seletivas regionais, 4 vagas para tenistas classificados no Qualifying da etapa e 1 wild card da CBT. Esses 24 atletas têm direito a gratuidade de alimentação e hospedagem nas categorias 12, 14 e 16 anos. A sub 23 não possui.

Podem participar da Seletiva Regional tenistas das categorias de 11 anos simples, 12 anos simples, 14 anos simples, 16 anos simples e sub 23 anos simples, masculino e feminino. Só tenistas filiados nas federações dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. E, caso o campeão ou campeã já esteja classificado para a chave principal por meio da posição no ranking nacional, a vaga passa automaticamente para o vice-campeão.

LEIA TAMBÉM: Estreantes surpreendem no Circuito de tênis

Por: Redação