Foto:Prefeitura de Jaciara


 Tudo pronto para começar a oitava etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. Agora, quem recebe a competição nas modalidades de handebol, futsal, vôlei e basquete é a cidade de Aripuanã. A abertura dos jogos ocorreu nesta sexta-feira (27), no Ginásio Municipal Kayo da Silva Porto Gomes.  São esperadas mais de sete mil expectadores durante os cinco dias de evento.

Com Aripuanã faltam apenas mais duas etapas para encerrar a fase regional da competição e dar início ao estadual, que será divido em três fases.  Em Aripuanã, 91 equipes, distribuídas em 11 municípios da região Noroeste do estado disputam vagas para a fase estadual, que leva para a etapa nacional dos Jogos Escolares, que, neste ano, será em João Pessoal-PB.

Ao todo, Aripuanã (1200 km de Cuiabá) irá receber cerca de 1000 estudantes/atletas nas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). Participam da competição 29 escolas, sendo 23 da rede estadual, quatro municipais, uma particular e uma escola federal.

O município tem se preparado da melhor maneira possível para receber essa quantidade de estudantes. A garantia é do secretário de Turismo e Esportes de Aripuanã, Cleberson Lazarotto.

Ele destacou que as escolas da cidade foram adaptadas como dormitórios para receber os estudantes. As quadras poliesportivas, assim como o ginásio principal, também passaram por inspeções e reformas para receber as quatro modalidades dos jogos (futsal, basquete, vôlei e handebol).

Lazarotto também ressaltou o caráter social da competição. Segundo ele, os Jogos Escolares servem de estímulo para que os jovens pratiquem esportes e ocupem o tempo com atividades construtivas. “O esporte é um dos principais elementos de inclusão social para que os nossos adolescentes não se envolvam com drogas, por exemplo. Então é com muito orgulho que Aripuanã recebe e essa competição”, exaltou o gestor.

 Os Jogos Escolares de Mato Grosso são uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em conjunto com as cidades sedes do evento e a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU).

 Cursos paralímpicos

Assim como ocorreu nas etapas anteriores, Aripuanã também contará com curso e vivência em modalidade paralímpicas, durante a programação dos Jogos Escolares na cidade.

 Em Aripuanã será ofertado, para os professores de Educação Física da região, o curso de judô para deficientes visuais. A ideia do projeto é capacitar os profissionais para que eles trabalhem o esporte adaptado nas escolas de Mato Grosso.

 O curso será realizado por um profissional designado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (COB). O projeto é dá Superintendência de Políticas Esportivas Especiais da Secretaria de Estado de Educação, Esportes e Lazer (Seduc-MT).

LEIA TAMBÉM: Começa a fase final do vôlei nos JEC's

Por: Redação