Foto:Divulgação


 Os 17 atletas do projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania, apoiado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, conquistaram o título Nacional de Karatê-Do Tradicional e se classificaram para o Mundial, que será realizado na Polônia.

Eles fizeram parte da delegação da associação Shotokan composta por 31 atletas que representaram Mato Grosso no III Campeonato Nacional de Karatê-Do Tradicional CKTB/WTKF, realizado nos dias 10 e 11 de junho em Natal (RN).

Todos os 31 atletas foram medalhistas e a Shotokan conquistou um total de 107 medalhas, sendo 70 de ouro, 24 de prata, 10 de bronze e três de quarto lugar. Na categoria até 20 anos, todos os competidores conquistaram pelo menos uma medalha de ouro, feito inédito na modalidade.

De acordo com o sensei José Humberto de Souza, os resultados foram excelentes, especialmente as conquistas das crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Karatê-Dô Tradicional, visto que recebem aulas gratuitas duas vezes por semana nas unidades de assistência social do município e na sede da Associação Centro América de Karatê Shotokan.

“Estamos no caminho certo. O esforço, o sacrifício e empenho tanto dos atletas, quanto dos pais e professores, têm gerado grandes resultados para nós e para Mato Grosso. Agora é focar no próximo desafio, pois o Mundial exigirá ainda mais de todos nós em todos os sentidos, em especial nesse tempo de crise em que o país se encontra”, afirmou.

Ainda segundo Humberto, a alegria da delegação não está apenas na conquista das medalhas, mas na realização de um sonho para muitos atletas que, pela primeira vez, puderam andar de avião e conhecer o mar.

“Estamos felizes não apenas pelo título em si, mas pela inclusão social que o esporte proporciona. Muitas dessas crianças não conheciam as praias ou andaram de avião e puderam realizar esses sonhos. Além disso, o esporte proporciona que elas tenham uma maior concentração e, com certeza, um futuro melhor”, afirmou.

Ao todo, 30 atletas da delegação foram convocados para participar do Campeonato Mundial de Karatê-Do Tradicional que acontecerá na Polônia, em outubro. Também foram convocados dois árbitros para atuar no Campeonato Mundial: os senseis José Humberto de Souza e Lucas Falcioni.

Agora os atletas lutam para conseguir apoio e patrocínio para a viagem. “Recebemos muito apoio, inclusive da Prefeitura de Cuiabá, que está sendo fundamental para a execução do projeto e rotina de treinos. Porém, precisamos do apoio para a viagem. Temos muitos apoiadores e vamos realizar ações para arrecadar fundos. Se conseguirmos levar apenas um atleta, já será uma realização”, finalizou.

Além da Prefeitura de Cuiabá, a Shotokan recebe o apoio do Criança Esperança, Unesco, Rede Globo, TV Centro América, Agro Amazônia, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Mon Bijoux, Clínica Angel, Restaurante Tempero Maneiro,  Stamp, Voluntariado Banco do Brasil, 10º e 13º Pelotões Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e Conderp.

Por: Redação


Equipe de atletas apoiados pela prefeitura