Foto:Arquivo CBDU


 A diretoria da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) tem feito, durante esta semana, visita técnica para inspecionar as condições estruturais de 20 ginásios e praças esportivas de Cuiabá, locais onde serão realizados os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Com investimento de R$ 10 milhões, o maior evento esportivo universitário do país receberá cerca de 5.000 pessoas, entre atletas, técnicos e árbitros.

Os JUBs acontecem, de 2 a 13 de novembro, pela primeira vez, num total de 64 edições, em Mato Grosso. De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (FMEU), Alexandre Bregunci, o investimento será aplicado principalmente na hospedagem e na alimentação de todo o pessoal envolvido. A Arena Pantanal abrigará a Comissão Central Organizadora (CCO), onde estará instalada a estrutura administrativa do JUBs.

“Um evento deste porte impactará de forma positiva na economia da capital, como na geração de empregos. Para se ter uma ideia, nas seletivas estaduais do JUBs estiveram envolvidos 80 mil estudantes de 800 universidades de todo país. Atletas que competiram nos seus estados para estarem na etapa nacional da competição, que será em Cuiabá. Teremos disputas de basquete, futsal, handebol, vôlei, badminton, lutas, xadrez e natação, entre outras”, comenta Bregunci.

Para o presidente da confederação (CBDU), Luciano Cabral, com exceção das Olimpíadas do Rio de Janeiro (Rio 2016), o JUBs será o evento esportivo mais importante do país neste ano. E Cuiabá tem todas as condições necessárias para o sediamento, como Arena Pantanal, Aecim Tocantins e Palácio das Artes Marciais, entre outros. Segundo ele, essa é mais uma visita padrão, como outras feitas no ano, necessárias para promover pequenos ajustes e acertar detalhes.

Olímpicos

De acordo com o presidente da CBDU, Luciano Cabral, cerca de 50 atletas que competiram nas Olimpíadas Rio 2016, no mês de agosto, já participaram do JUBs. Entre os mais conhecidos estão a nadadora Joana Maranhão, o maratonista Marilson dos Santos e o ginasta Arthur Zanetti, que, além de ser campeão olímpico, é o atual bicampeão mundial de ginástica universitária. Segundo Cabral, alguns desses atletas estarão presentes para o JUBs em Cuiabá.

Centro Médico

Os locais de competição terão acesso à assistência médica numa estrutura de Centro Médico Avançado, hospitais de apoio e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Tudo com o objetivo de agilizar o atendimento médico, de atletas, técnicos, árbitros e cidadãos, em caso de necessidade.

Por: Redação


Comissão de vistoria da CBDU