Foto:Ricardo Rimoli/Divulgação


 Depois de três torneios de tênis fora do Brasil, Richard Gama, um tenista mato-grossense de 13 anos, retorna para as terras tupiniquins para competir o Cosat – Copa Guga Kuerten, que ocorre de 08 a 16 de outubro, em Florianópolis, em Santa Catarina. E depois segue viagem para outros dois torneios Sul-americanos organizados pela Confederação Sul-americana de Tênis (Cosat), o Patuju Junior Open e o Peru Junior Open.

De acordo com o ex-professor de tênis e pai do atleta, Emerson Gonçalves, o menino está em turnê para disputar seis torneios Sul-americanos, os chamados Cosats. Segundo ele, a viagem já passou por três países, Chile, Uruguai e Argentina. E os outros três torneios serão um no Brasil, outro na Bolívia e o terceiro no Peru. Para o pai, ver o filho conquistar espaço na profissão que escolheu é motivo de muito orgulho.

“Na Copa El Ceibo, 46 tenistas disputaram o troféu da categoria de 14 anos. Nessas competições sul-americanas não tem partida fácil. Só participam atletas com alto nível técnico. Ele está adquirindo experiência profissional. Viu jogos de tenistas da Venezuela, Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Estados Unidos e Brasil. E levou o nome de Cuiabá, Mato Grosso, Sesi-MT (Serviço Social da Indústria) e Instituto do Tênis para a América do Sul”, diz Emerson.

Leia também: Inscrições para Copa Monte Líbano Titânia terminam neste sábado

Retrospecto

No XXI Torneio Internacional Junior Universidade Católica, de 12 a 17 de setembro, no Chile, Richard Gama venceu a 1ª rodada contra o chileno, Gabriel Gomez Morales por dois sets a zero e parciais de 7-5 e 6-0. Depois perdeu a 2ª rodada contra o chileno, Benjamin Ignácio Torres Fernandez por dois sets a zero e parciais de 6-3 e 7-6(5).

No Uruguai Bowl, de 17 a 24 de setembro, em Punta del Este, no Uruguai, Richard ganhou a 1ª rodada do uruguaio, Joaquin Porro por dois sets a zero e parciais de 6-1 e 6-0. Depois foi superado na 2ª rodada pelo argentino, Máximo Lucentini por dois sets a zero e parciais de 6-3 e 6-4.

Na Copa El Ceibo, de 25 de setembro até 02 de outubro, em San Miguel, na Argentina, Richard começou com vitória na 1ª rodada sobre o argentino, Pedro Winograd por dois sets a zero e parciais de 6-1 e 6-0. Depois perdeu para o brasileiro, João Victor Loureiro por dois sets a zero e parciais de 6-1 e 6-2.

Sequência

A próxima parada será o Cosat – Copa Guga Kuerten, de 08 a 16 de outubro, em Florianópolis, em Santa Catarina (Brasil). Depois parte para o Cosat – Patuju Junior Open, de 29 de outubro até 05 de novembro, na Bolívia. E finaliza o ano no Cosat – Peru Junior Open, de 05 a 12 de novembro, no Peru. Richard é atleta do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e Instituto do Tênis.

Por: Redação