Foto:Marcello Zambrana/Fotojump (na foto, o paratleta Ronan Cordeiro)


 Na manhã desse domingo (6), foram realizadas na Arena Pantanal as provas finais de natação dos Jogos Universitários Brasileiros. Os atletas competiram nas categorias 100 metros livre, 200 metros costas, 50 metros borboleta, 100 metros peito, 1500 metros livre, 800 metros livre e revezamento 4x100 medley, realizadas tanto no feminino quanto no masculino.

 Amanda Gomes, representante da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), que não nadava desde os cinco anos, voltou a treinar somente em abril desse ano e conquistou três medalhas de ouro na edição 2016 do JUBs.

 “Eu nunca gostei de brincadeira de menina. Eu sempre gostei do que era mais pesado, basquete, futebol... E eu sempre tive uma paixão pela natação, então resolvi voltar”, contou a atleta que participa dos Jogos pela primeira vez.

 Na competição, Amanda esperava poder conseguir completar suas três provas. Não apenas completou, como foi a primeira colocada nas categorias 50 metros costas e 50 metros livres nos dias anteriores, e nesse domingo recebeu seu terceiro ouro pelos 100 metros livres.

 Esse ano é a primeira vez que os Jogos Universitários Brasileiros incluem em sua programação esportes paralímpicos. Ronan Cordeiro, estuda Educação Física na PUC Paraná, é paratleta e começou a nadar aos sete anos por influência do pai.

 “Eu era muito protegido. Todo pai que tem um filho deficiente tenta proteger ao máximo seu filho. Eu tinha vergonha de ser deficiente, eu entrei na natação mais para poder me enturmar e fazer mais parte da sociedade” revelou.

 Antes dos JUBS, Ronan competia nas Paraolimpíadas Escolares. Para essa competição, o paratleta veio na tentativa que abaixar seu tempo e ser campeão. A medalha de ouro veio em duas provas, 50 metros livre e 50 metros borboleta.

 A fase de competição das modalidades individuais foi encerrada. Nessa segunda-feira (7), os JUBs se despedem desses atletas e recebem os jogadores das modalidades coletivas das 26 delegações. As competições dos esportes coletivos se estenderão até o dia 13 de novembro em 17 praças esportivas de Cuiabá.

 

Por: Gabriela de Lima