Foto:Junior Martins


 Interditado desde março de 2015, o Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o único estádio municipal da capital mato-grossense e tradicional palco do desporto cuiabano, tem gerado prejuízos incalculáveis para clubes de futebol e futebol americano. E o Cuiabá Arsenal, com público em queda nas partidas pelo campeonato estadual, a cada ano sem o estádio, reage aliviado frente a promessa de reforma anunciada pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

 A interdição do Estádio Dutra aconteceu após um confronto entre Mixto e Luverdense em 26 de fevereiro de 2015, em que os torcedores mixtenses invadiram o gramado, jogaram objetos no campo e ameaçaram a arbitragem. Por conta disso, na época, o local foi fechado por pedido do Juizado Especial do Torcedor de Cuiabá. Desde então, após várias promessas da prefeitura, estado e assembleia, aguarda reforma para voltar a funcionar.

 “O Governo de Mato Grosso, por meio da secretaria de Cidades (Secid), anunciou que vai liberar R$ 500 mil para reestruturar o Dutra. Valor que deve ser utilizado principalmente para adequar a estrutura de segurança. E nós do futebol americano, imagino que talvez de outros esportes também, ficamos aliviados e felizes com a promessa. Pois sempre foi o local de nossos jogos e torcedores”, contou o presidente do Cuiabá Arsenal, Paulo Cesar Machado.

 Com o Estádio Dutra de portões fechados, o Cuiabá Arsenal tem mandado os jogos do estadual mato-grossense de futebol americano em miniestádios da capital e interior, geralmente locais sem arquibancadas para grande público. O reflexo disso é a queda consecutiva do público nessas partidas do certame estadual, que caíram de cerca de 1.000 em 2015 para 450 em 2016. Em anos anteriores, partidas no Dutra reuniam ao menos 3 mil pessoas cada.

Estadual 2017

O Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano teve uma desistência, a equipe Tangará Taurus não participará da 3ª edição. Porém, um novo time irá substituí-lo, o Luverdense Overwhelming. Então a competição segue com a mesma quantia de participantes (Sinop Coyotes, Sorriso Hornets, Rondonópolis Hawks, Arsenal e Overwelming). O início está previsto para o mês de abril e o término para junho. Depois partem para o campeonato nacional em julho.

Calendário (apenas jogos do Arsenal)

15 ou 16.04 – Início do Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano;

29 ou 30.04 – Cuiabá Arsenal x Luverdense Overwhelming (em Lucas do Rio Verde);

13 ou 14.05 – Cuiabá Arsenal x Rondonópolis Hawks (local indefinido);

27 ou 28.05 – Cuiabá Arsenal x Sorriso Hornets (Sorriso);

10 ou 11.06 – Cuiabá Arsenal x Sinop Coyotes (local indefinido);

24 ou 25.06 – FINAL: 1º colocado da fase de grupos x 2º colocado (local indefinido).

Por: Redação