Foto:Jonathas Gabetel/Olhar Esportivo


 O programa “Bom de Bola, Bom de Escola” será retomado pela Prefeitura de Cuiabá. O projeto, que vai beneficiar alunos de escolas públicas, terá suas inscrições abertas a partir desta terça-feira (11) e serão encerradas tão logo sejam preenchidas as 400 vagas previstas inicialmente.

Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro, o programa ressurge com o compromisso de acompanhar o desempenho escolar dos alunos, evitando a evasão escolar e proporcionando a inclusão social por meio da descoberta de novos talentos. Neste primeiro momento, o projeto vai abranger as unidades de ensino públicas próximas do Complexo Esportivo Dom Aquino.

“O que queremos é auxiliar na formação dessas crianças e ajudar esses pais na educação de seus filhos. É para estas famílias que o projeto foi retomado. Este programa vai envolver a participação de toda prefeitura e cada Secretaria terá seu papel”, afirmou o prefeito.

As vagas disponíveis são para alunos de 6 a 14 anos, divididos entre masculino, feminino e portadores de deficiência, nas modalidades de futebol com 140 vagas, futsal com 110, atletismo com 90 e o tênis de mesa com 60. Os alunos interessados deverão procurar a direção da escola e solicitar sua “Declaração Escolar”, comprovando que o aluno está regularmente matriculado e frequentando as aulas. Em seguida, o aluno deverá se dirigir ao Complexo Esportivo Dom Aquino acompanhado pelos pais ou responsáveis para efetuar sua inscrição.

“Esse é um projeto que o prefeito Emanuel Pinheiro coloca dentre suas principais prioridades. É um projeto que oportuniza a formação do cidadão com a participação do aluno com sua família. Nesse primeiro momento, a Prefeitura entra praticamente sozinha, mas já tem parceiros como, por exemplo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que já sinalizou sua participação dentro da CBF social”, detalhou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

O programa, que tem a aula inaugural marcada para o dia 19 de agosto, também terá como embaixador o jogador Julio César, ex-zagueiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986 e como embaixatriz a primeira-dama do município Márcia Kuhn Pinheiro.

O Programa

O “Bom de Bola, Bom de Escola” foi criado em 1998 pelo ex-prefeito Roberto França e funcionou como ‘fonte motivadora’ para que estudantes melhorassem suas notas escolares e para estimular suas habilidades esportivas e ainda proporcionar o sonho de muitas crianças carentes em se tornarem atletas profissionais.

Segue a lista das primeiras escolas beneficiadas

EMEB Hélio de Souza Vieira

EMEB Agostinho Simplicio Figueiredo

EMEB Professora Thereza Lobo

EMEB Professor Francisval de Brito

EMEB Professora Rita Caldas Castrillon

EE Dom Francisco de Aquino Correa

EE Aureolina Eustácia Ribeiro

EE Alina do Nascimento Tocantins

EE Senador Azeredo

EE Santos Dumont

EE Barão de Melgaço

Por: Olhar Esportivo