Foto:Junior Martins


 Os times Ki-Modelo B e Núcleo de Basquete da Unic (NBU) conquistaram os títulos de campeões na 1ª edição do Torneio de Férias de Basquetebol, nas categorias masculino e feminino, respectivamente, que fora realizado em duas fases, a primeira em dezembro do ano passado e a segunda em janeiro deste ano, com todas as partidas feitas no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá.

“Nesse período de férias e recesso, existe um intervalo de mais de 45 dias sem campeonatos e até sem treinos. Nós do NBU, por exemplo, treinamos na UNIC, mas como a universidade está fechada de férias, então nós nem temos onde treinar. E ficar parado por todo esse tempo faz cair o desempenho dos atletas. Foi uma boa sacada da secretaria em preencher o intervalo com o torneio. Nos beneficiou e influenciará positivamente nas próximas competições”, diz o técnico do NBU, Dionízio Mesquita.

No masculino, a equipe Ki-Modelo B fez o total de seis jogos e venceu cinco. Começou com uma derrota para o Ki-Modelo A por placar de 20 a 30, depois ganhou do Wolves por 29 a 09, em seguida superou a Velha Guarda por 34 a 17, então foi para a segunda fase do torneio e venceu a Velha Guarda por 35 a 24, na sequência obteve vitória sobre o Wolves por 23 a 17 e finalizou com uma revanche contra o Ki-Modelo A por placar de 32 a 28.

No feminino, a equipe NBU (foto) fez o total de seis partidas e venceu todas. Deu início com uma vitória sobre o Wolves por placar de 15 a 10, depois ganhou do Ki-Modelo Baby por 29 a 10, em seguida superou o Ki-Modelo Master por 16 a 15, então foi para a segunda etapa do torneio e venceu o Ki-Modelo Baby por 29 a 15, na sequência ganhou do Wolves por 19 a 18 e encerrou a campanha invicta ao ganhar do Ki-Modelo Master por placar de 19 a 10.

De acordo com o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Sael-MT), o secretário Leonardo De Oliveira, a secretaria organizou a disputa com a participação total de oito times, sendo quatro masculinos e quatro femininos, e em duas fases. O 1º turno foi realizado no mês passado, de 06 a 18 de dezembro de 2017, e o 2º turno executado neste mês, de 19 a 26 de janeiro de 2018, somando o total de 24 partidas.

“O evento teve a finalidade de reduzir o período de inatividade dos atletas. Normalmente as instituições promotoras de competições de basquete, tanto a secretaria e a federação quanto terceiras, encerram o calendário em meados de fim de novembro ou início de dezembro e só retornam as atividades no fim de fevereiro ou início de março. Isso impõe aos atletas um período de recesso. E, neste sentido, inserimos o torneio para lhes favorecer”, disse o secretário.

Por: Redação