Foto: Junior Martins/FMTT


André Nascimento, Givanildo Almeida e Carolina Beltramin se sagram campeões nas principais categorias do ranking do Circuito Estadual de Tênis 2020 de Mato Grosso, encerrado no último domingo, com o torneio 4ª Copa Engetech de Tênis, que ocorreu de 31/11 até 06 de dezembro, no Cuiabá Tênis Clube, em Cuiabá. E, com a vitória de André, o título da principal categoria do Circuito sai de Cuiabá e vai para Sorriso.

Na 1ª Classe Pro (categoria de maior nível técnico), André Nascimento, 25 anos, professor de tênis na Benegas Tênis Sorriso, conquistou o título de campeão do ranking ao superar Piu Nunes por dois sets a zero e parciais de 7/5 e 2/1(des) nas semifinais da 4ª Copa Engetech de Tênis. Assim quebrou a hegemonia dos irmãos Nunes (Robson e Piu Nunes), que juntos venceram todas as edições anteriores.

“Foi um jogo bem difícil! O Piu corre muito, está em todas as bolas, a bola dele tem muito giro, se movimenta muito bem e surpreende ao tirar bolas da ‘cartola’, mas consegui confirmar meu saque e isso fez diferença. Ter vencido ajudará a crescer o tênis em Sorriso. Nossos alunos nos veem como inspiração e isso se fortalece ao levar o título de número um do estado. É muito gratificante para a cidade e para a Benegas Tênis”, conta o campeão, André ‘Índio’ Nascimento.

André faturou o título do ranking com 570 pontos e participação em quatro dos cinco torneios. A campanha dele acumulou dois primeiros lugares e um segundo lugar. Ele foi campeão na Copa Imobiliária Cosentino de Tênis e na Valle Imóveis Open de Tennis e foi vice-campeão na 4ª Copa Engetech de Tênis, essa última vencida por Richard Gama, de 17 anos. Assim os títulos do ranking da 1ª Classe Pro são: André Nascimento (2020 - Sorriso), Robson Nunes (2019, 2017 e 2016 - Cuiabá) e Piu Nunes (2018 - Cuiabá).

Na 1ª Classe Masculina, Givanildo Almeida, de 58 anos, professor de tênis na academia Tennis Company, em Cuiabá, se consagrou campeão do ranking e também da 4ª Copa Engetech de Tênis ao vencer Arthur Matheus, 15 anos, de Nova Mutum, por dois sets a zero e parciais de 6/1 e 6/3 na final. Assim Givanildo se torna tetracampeão consecutivo do ranking do Circuito Estadual de Tênis.

“Meu método para vencer é ter muita força de vontade. Tento alcançar sempre meus objetivos. Sempre com espírito competidor. Com respeito aos adversários e ao público. Sei que cada ano fica mais difícil de vencer, mas mantenho esse objetivo e tentarei novamente no próximo ano”, disse o tetracampeão do Circuito Estadual de Tênis de MT, desde 1974 no tênis, Givanildo Almeida.

Givanildo faturou o título do ranking com 640 pontos e participação em cinco dos cinco torneios. A campanha dele acumulou dois primeiros lugares, um segundo lugar e mais duas pontuações de quartas de final. Ele foi campeão na 4ª Copa Engetech de Tênis e na Copa Imobiliária Cosentino de Tênis e vice-campeão na 1ª Copa Tennis Company. Assim os títulos do ranking da 1ª Classe Masculina são: Givanildo Almeida (2020, 2019, 2018 e 2017) e Rivaldo Barbosa (2016).

Na 1ª Classe Feminina, Carolina Beltramin, 13 anos, aluna de tênis na academia Tennis Company, se sagrou campeã do ranking e também da 4ª Copa Engetech de Tênis ao superar Debora Lemes, 31 anos, de Tangará da Serra, por dois sets a um e parciais de 6/2, 3/6 e 10/8 na partida final. E se torna a campeã de menor idade dos últimos anos da principal categoria do tênis feminino de Mato Grosso.

“Esse resultado me deixa muito feliz por me mostrar que todo o esforço do treino está dando retorno nas quadras. Tenho alguns detalhes que ainda precisam de correções e continuarei no ritmo de preparação para o próximo ano. E, fora das quadras, tenho estudado bastante para me sair tão bem na escola quanto no tênis e ser uma pessoa cada dia melhor”, avalia a campeã, Carolina Beltramin.

Carol conquistou o título do ranking com 530 pontos e participação em quatro dos cinco torneios. A campanha dela teve dois primeiros lugares e um segundo lugar. Ela foi campeã na 4ª Copa Engetech de Tênis e na Copa Imobiliária Cosentino de Tênis e vice-campeã na Open de Tênis Dona do Lar. Assim os últimos títulos do ranking da 1ª Classe Feminina são: Carolina Beltramin (2020), Tamy Manabe (2019), Bárbara Almeida (2018 e 2017) e Maralice Lopes (2016).

Contexto

O Circuito Estadual de Tênis de Mato Grosso é uma competição composta por diversos torneio organizados pelos clubes e academias e Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), e que começou o ano com um calendário de 18 torneios, mas 13 desses 18 torneios precisaram ser cancelados por causa da pandemia Covid-19. Assim, fecha 2020 com a concretização de apenas cinco torneios. Entretanto, prevê retomar 100% das atividades, com 19 torneios em oito cidades-sede, em 2021.

Por: Da Redação com assessoria