Foto: Natural de Rondonópolis, meia Ana Vitória, do Benfica, é convocada para a seleção feminina principal - Reprodução Instagram


A técnica Pia Sundhage anunciou, nesta quinta-feira (8), a lista das 24 atletas convocadas para um período de preparação em Portimão, Portugal. A equipe brasileira realizará treinamentos na Data FIFA, entre os dias 19 a 27 de outubro. A programação faz parte do planejamento visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021).

Entre algumas novidades, uma convocação importante para o futebol mato-grossense. A meia Ana Vitória, de 20 anos, natural de Rondonópolis, foi convocada pela primeira vez para a seleção feminina principal. Ela já vinha atuando nas categorias de base da seleção, onde já foi campeão Sul-Americana Sub-20 em 2018.

“Mais que uma honra, um sonho! De criança, de adolescente, de jovem, de uma vida inteira... Um sonho intenso. Sentimento inexpl... digo, de GRATIDÃO.”, postou nas redes sociais.

Há três temporadas, Ana Vitória está no Benfica de Portugal, sendo uma das principais atletas, inclusive, conquistando títulos. Desta vez, vai dividir experiência com nomes como Marta, seis vezes melhor do mundo, Formiga, Debinha e Bia Zaneratto.

No Brasil, Ana Vitória começou a jogar futebol na sua cidade natal, pelo Rondonópolis Esporte Clube, revelada pelo agente Márcio Schmidt. Treinando entre os garotos, ganhou destaque regional e disputou o seu primeiro Brasileiro pelo Mixto, com apenas 15 anos, em 2015, sendo a mais jovem jogador a marcar em um Brasileiro.

Em 2017, foi contratada pelo Corinthians (SP), onde permaneceu por duas temporadas, fazendo mais de 40 jogos e deixando suas marcas, com gols e conquistas, como os títulos da Taça Libertadores Feminina em 2017 e do Campeonato Brasileiro Feminino 2018.

Devido às restrições internacionais de viagem por conta da pandemia de Covid- 19, para esta convocação, Pia Sundhage contará com atletas que atuam em países da Europa, nos Estados Unidos e na China. Entre as convocadas, oito novidades sob o comando da técnica sueca: além de Ana Vitória, foram escolhidas a goleira Daniele Neuhaus, a defensora Rayanne, as meias Giovanna e Laís, e as atacantes Mylena, Nycole e Valéria.

Goleiras:

Aline Reis - UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Daniele Neuhaus - Benfica (Portugal)
Natascha - Paris FC (França)

Defensoras:

Antonia - Madrid CFF (Espanha)
Kathellen - Internacional de Milão (Itália)
Jucinara - Levante UD (Espanha)
Rafaelle - Changchun Dazhong (China)
Rayanne - Sporting Club Braga (Portugal)

Meio-campistas:

Ana Vitória - Benfica (Portugal)
Andressa Alves - Roma (Itália)
Debinha - North Carolina Courage (EUA)
Formiga - Paris St Germain (França)
Giovanna - Barcelona (Espanha)
Laís Araújo - Apollon Limassol (Chipre)
Luana - Paris St Germain (França)
Maria - Juventus (Itália)
Millene - Wuhan Xinjiyuan (China)

Atacantes:

Bia Zaneratto - Wuhan Xinjiyuan (China)
Ludmila - Atlético de Madrid (Espanha)
Marta - Orlando Pride (Estados Unidos)
Mylena - FC de Familicão (Portugal)
Nycole Raysla - Benfica (Portugal)
Raquel - Sporting Lisboa (Portugal)
Valéria - Madrid CFF (Espanha)

Por: Pedro Lima / Da Redação


Técnica Pia Sundhage convoca Seleção Feminina para período de preparação em Portugal - Créditos: Thais Magalhães/CBF

Mato-grossense Ana Vitória convocada para a seleção brasileira feminina - Divulgação CBF