Foto: Olhar Esportivo


Cada vez mais ouvimos falar que para se ter sucesso hoje em dia no futebol é necessário um bom planejamento. Mas poucos sabem ao certo o que vem a ser planejamento de uma agremiação de futebol. Para mim, planejamento é a finalidade de um todo, onde se tem as metas de curto, médio e longo prazo. E que todos do presidente ao roupeiro, estejam agregados para o mesmo objetivo.

Com essa base, os alvos são programados. E é importante saber qual a receita que terão, para assim poder programar a capacidade de investimentos, colocando metas possíveis e mensuráveis para dar andamento ao projeto. Mas muitos acreditam que apenas por ter essas metas terão sucesso. E esquecem detalhes simples como uma estrutura básica, contratações de profissionais que estejam de acordo com os objetivos do clube, cumprimento dos compromissos assumidos, assim dando credibilidade ao clube, dando suporte necessário ao profissional e para a categoria de base.

Os objetivos a médio e longo prazo têm que ser planejados, mais passam muito por conseguir cumprir as primeiras metas, sendo assim se estruturando para conseguir dar passos maiores.

Mas sempre é importante fazer um feedback para ver os acertos e corrigir os erros que com certeza virão. Sabendo que os clubes não podem ficar mais improvisando e dando o nosso famoso “jeitinho”.

Razão – Emoção – Paixão

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein.

Licença CBF

Especialista em Treinamento Esportivo

Por: Eduardo Henrique - Treinador de Futebol