Foto: Atleta de Cuiabá, Lukas Andrade Ferreira, campeão do Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-jitsu - Arquivo


O lutador de Jiu-jitsu, Lukas Andrade Ferreira, 33, nascido em Rondonópolis, residente em Cuiabá desde a infância, buscou mais uma conquista importante na carreira, dentro das Artes Marciais. Lukas conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-jitsu, que ocorreu no início do mês, em São José-SC. Cerca de 2 mil atletas de todo país estiveram na competição.

“Foi a primeira vez que lutei o Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-jitsu. Disputei nas modalidades de kimono e sem kimono. Fiz no total três lutas no evento e consegui ser campeão na minha categoria, que é o peso pluma disputando a competição com faixas pretas também”, disse Lukas Andrade ao Olhar Esportivo.

Na semana anterior, no dia 25 de janeiro, o atleta lutou o Campeonato Europeu de Jiu-jitsu em Lisboa- Portugal, competição que faz parte do Grand Slam, que são os campeonatos mais importantes do ano, Europeu, Pan Americano, Brasileiro, Mundial e Sul Americano.

“No Europeu eu terminei a luta empatada, mas como nesse caso o juiz escolhe, infelizmente ele escolheu meu adversário. Estou tentando lutar todas as competições importantes, e também os Opens (campeonatos abertos para atingir pontuação para lutar os eventos mais importantes como o Mundial e o Brasileiro), pois preciso pontuar bastante para conseguir me qualificar para o campeonato Mundial de Jiu-jitsu na Califórnia, que é o grande sonho de todo atleta de Jiu-jitsu, ganhar essa competição”, explicou o atleta, que completou: “foi incrível poder lutar essa competição e ganhar mais experiência nessas competições grandes.”

Lukas Andrade treina na Atos Jiu-jitsu Cuiabá, é atleta faixa preta líder da equipe, junto com o amigo e também atleta faixa preta, Yann Cathalat, onde ensinam várias turmas com o Jiu-jitsu básico, avançado e defesa pessoal para pessoas de todas as idades.

Além disso, fora das competições, ele tem um projeto social com o nome do Ubuntu, no qual fornece aulas de Jiu-jitsu para 70 crianças carentes, desenvolvendo outras atividades, como muay thai, inglês, músicas, várias oficinas e palestras durante todos os anos.

Em conjunto, também realiza mutirões sociais, a cada três meses, no qual atendem gratuitamente as crianças com médicos, dentistas, advogados, nutricionistas, cabelereiros, educadores físicos, fisioterapeutas e um bazar.

CONQUISTAS MAIS IMPORTANTES DO ATLETA LUKAS ANDRADE FERREIRA

• Vice Campeão Brasileiro pela CBJJ

• Vice Campeão sem kimono do Abu Dhabi Grand Slam no Rio de Janeiro

• Medalha de bronze no American National em Las Vegas

• Campeão da seletiva Abu Dhabi pró em Brasília

• 20 vezes Campeão Estadual Mato-grossense

Múltiplas vezes medalhista nos Opens da CBJJ

Por: Pedro Lima / da Redação


Divulgação

Divulgação