Foto: Cuiabano David Moura é o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos


A Confederação Brasileira de Judô convocou atleta cuiabano David Moura, pesado do Time Judô Rio e do Instituto Reação, para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019, que acontece entre os dias 8 a 11 de agosto.

A princípio, David não disputaria os Jogos, focado no Mundial de Tóquio, que será no final de agosto, valendo 100% dos pontos para o ciclo olímpico, porém, o judoca Rafael Baby lesionou a mão e o mato-grossense foi imediatamente convocado para substitui-lo.

“Penso que de certa forma prejudica um pouco a periodização para o mundial, que é o meu foco, mas, é um evento muito grande, competição importante, então estou muito feliz de ser o representante do Brasil. Vou com tudo, espero ganhar, porque a alegria de ganhar mais um Jogos Pan-Americanos pode me fortalecer a ganhar o mundial também. Quero fazer uma boa sequência de competições”, afirmou David Moura, da seleção brasileira.

Um detalhe interessante é que em 2015, Baby passou por situação semelhante e também ficou fora dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, por conta de uma lesão. Na ocasião, o mato-grossense David Moura também o substituiu e trouxe a medalha de ouro para o Brasil. 

O atleta de 31 anos é também campeão brasileiro, campeão sul-americano e vice-campeão mundial. Ele briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Recentemente, Moura participou de um treinamento internacional em um centro olímpico próximo da cidade de Berlin, voltado especialmente para o Mundial, com atletas de Kosovo, Tajiquistão, Geórgia e da própria Alemanha.

 

Por: Pedro Lima / da Redação


David Moura substituiu Rafael Baby em 2015 e conquistou medalha de ouro para o Brasil (IJF/arquivo)

Foto: William Lucas/Inovafoto