Foto:Junior Martins (Guilherme Carvalho)


Depois de cinco anos desativado, o programa estadual de “Bolsa Atleta” retorna com incentivos, de 500 e R$ 800,00 por mês, para 75 aprovados, nas modalidades de Atletismo (32 atletas, o maior número), Handebol, Jiu-jitsu, Natação, Tênis de Mesa, Kung Fu Wushu e Wrestling, nas categorias estudantil, nacional olímpico e paraolímpico e nacional não olímpico e não paraolímpico. O wrestler, Guilherme Carvalho, de 18 anos, com longo histórico de vitórias em competições, é um dos beneficiados.

De acordo com o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo De Oliveira, o programa apoia atletas estudantis, de 12 a 16 anos, que conquistaram no mínimo o 3º lugar nos últimos Jogos Estudantis Nacionais, e também atletas nacionais, a partir de 14 anos, que faturaram, no ano de 2016, no mínimo a 3ª posição em competições referendadas pelas confederações das respectivas modalidades.

“No ano passado, assumi a secretaria com a promessa de reativar o programa de incentivo ao atleta. Um programa importante que ficou parado por anos. E, neste momento, nós anunciamos que cumprimos com esse compromisso. O Bolsa Atleta está de volta. Tivemos 81 inscritos e foram aprovados 75 deles. Esse apoio financeiro é fundamental e pode fazer a diferença para alguém se tornar um campeão”, diz o secretário de esporte, Leonardo De Oliveira.

Para Guilherme Carvalho, atleta desde os cinco anos de idade, que praticamente caiu do berço no tatame e coleciona dezenas de medalhas na Luta Olímpica e no Jiu-Jitsu, esse suporte financeiro será essencial para o custeio de treinos e viagens. Segundo ele, que já ganhou dois bronzes e uma prata na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, pela Luta Olímpica, e um bronze no brasileiro de Jiu-jitsu de 2016, a reativação da bolsa reconhece o valor dos atletas.

“Recebi com felicidade a notícia de que seria beneficiado pelo Bolsa Atleta de MT. Isso mostra que a atual gestão da secretaria de esporte do estado, gerida pelo secretário Leonardo De Oliveira, se preocupa com os desportistas. Nos valorizam, pensam no nosso futuro e querem nos ver crescer. Em anos anteriores, já cheguei a deixar de competir por falta de dinheiro, mas com esse incentivo posso me planejar para que isso não volte a acontecer”, disse Guilherme.

Último Procedimento

 Todos os aprovados precisam se dirigir até a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), localizada na Avenida Agrícola Paes de Barros, s/n, no bairro Verdão, dentro do Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em horário de expediente, entre 13 e 19 horas, em Cuiabá, munidos de documentos pessoais, para reconfirmar informações bancárias.

Por: Redação


Guilherme ao lado do Secretário Leonardo