Foto:FMCMF (Campeonato de 2014)


 Neste sábado (19), Cuiabá se torna sede da maior competição de fitness e fisiculturismo de Mato Grosso. Aproximadamente 50 atletas subirão ao palco do Campeonato Mato-grossense de Culturismo, que pela primeira vez premiará em dinheiro os campeões das modalidades Culturismo, Men’s Physique e Wellness.

“Graças ao apoio de empresas parceiras, conseguimos garantir esse incentivo aos nossos atletas”, explica Kin Alencastro, presidente da Federação Mato-grossense de Culturismo, Musculação e Fitness (FMCMF) – que organiza o evento. 
 
A competição começa a partir das 18h de sábado no auditório do Liceu Cuiabano, no centro de Cuiabá. O valor do ingresso para prestigiar é de R$30.
 
O campeonato divide-se em três modalidades centrais: culturismo, Men’s Physique e feminina. Em cada uma delas, há categorias mais específicas. No caso do culturismo, que é uma modalidade exclusivamente masculina, o corpo do atleta deve ser mais musculoso, e as variações ocorrem por peso. No Men’s Physique, também masculino, os competidores se apresentam de bermuda e o foco é a beleza do conjunto corporal. As variações ocorrem por altura.
 
No caso das mulheres, há três categorias específicas: Bikini Fitness, Wellness Fitness e Body Fitness. Na Bikini, as competidoras buscam um corpo mais magro, embora com tônus muscular, tendo as modelos de passarela como referência. Na Wellness, o corpo deve ter mais curvas e ser mais definido, com destaque para a musculatura das coxas e pernas. Já na Body Fitness, as atletas são mais musculosas, sendo necessária uma definição corporal maior.

Campeão dos campeões
 
A definição dos “campeões dos campeões” (ou Over All) é feita com a competição direta no palco entre os primeiros colocados em cada uma das modalidades em cada categoria. “Buscamos premiar aquele atleta que está em sua melhor performance, desconsiderando peso e altura. É o melhor entre os melhores”, comenta o presidente da federação. Os três campeões Over All serão premiados com um valor de R$ 1.000,00.
 
O Campeonato Mato-grossense funciona como pré-requisito para a competição nacional do esporte. Os três primeiros lugares nas categorias são automaticamente classificados para a etapa brasileira.
 
Realizado pela federação há 21 anos, o campeonato estadual é patrocinado por grandes marcas da indústria fitness nacional, como New Millen, Body Action e Black Skull. As empresas estaduais Desempenho & Fitness, Universo do Corpo, MT Cred, S.O.S. Suplementos e Fiber Tech também apoiam o evento.
 

Por: Redação