Foto: CBF


A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela básica da Copa Verde 2020, que começa a partir do dia 20 de janeiro de 2021, com previsão de término para 24 de fevereiro. Os representantes mato-grossenses serão Cuiabá, Luverdense e Sinop.

Sinop no lugar do Operário-VG

Anteriormente, o Operário Várzea-grandense estava credenciado como terceiro representante de Mato Grosso, em comunicado oficial no próprio site da CBF, por ser o vice-campeão estadual em 2019.

Porém, com as desistências de três times de outros estados (Goiás, Rio Branco-AC e São Raimundo-PA), e com os critérios e classificação, a vaga caiu no colo do Sinop, através dos indicados pelo Ranking Nacional de Clubes. O Galo do Norte está no 81º lugar, sendo o terceiro melhor colocado de Mato Grosso.

"O primeiro critério de disputa da Copa Verde é ser campeão de cada um dos 12 Estados que disputam a competição. Após o preenchimento destas vagas, o segundo critério estabelecido pela CBF é  conceder 6 vagas aos melhores ranqueados, que não foram campeões em seus Estados. Sendo assim, Luverdense (40) e Sinop (81) entram diretamente  na competição pelo critério 2", explicou a FMF.

Como a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) tem direito no máximo de três vagas no certame, a CBF confirmou o Sinop pelo ranqueamento, deixando o CEOV de fora da Copa Verde 2020. Além disso, o São Raimundo de Roraima preencheu a última vaga.

Copa Verde é mata-mata

O Sinop estreia na 1ª fase – preliminar, em confronto único contra o Águia Negra-MS, no estádio Gigante do Norte, em Sinop. O vencedor enfrenta o Atlético Goianiense na 2ª fase.

Cuiabá (campeão estadual em 2019) e Luverdense (Ranking Nacional de Clubes) entram na 2ª fase – oitavas de final. Os jogos também serão únicos, com ambos jogando em casa.

O Cuiabá enfrenta o vencedor de Aparecidense-GO e Aquidauanense-MS, enquanto o Luverdense espera o classificado entre Brasiliense-DF e Vitória-ES.

O campeão da Copa Verde 2020 ganha vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil 2021.

Confira a tabela básica da Copa Verde 2020, com o diagrama dos confrontos.

1ª fase: Jogo único, equipe à esquerda joga em casa, 20/01.

A- São Raimundo-RR x Galvez

B- Manaus x Ji-Paraná-RO

C - Santos-AP x Gama

D - Fast x Independente

E - Palmas x Real Noroeste-ES

F - Aparecidense x Aquidauanense-MS

G - Brasiliense x Vitória-ES

H - Sinop x Águia Negra-MS

2ª fase: Jogo único, equipe à esquerda joga em casa, 24/01.

Paysandu x Venc. A

Atlético-AC x Venc. B

Remo x Venc. C

Rio Branco-AC x Venc. D

Vila Nova x Venc. E

Cuiabá x Venc. F

Luverdense x Venc. G

Atlético-GO x Venc. H

A partir das 4ªs de final, jogos em ida e volta, mando definido por sorteio.

4ªs - 31/01 e 07/02

PAY/Venc.A x ATL-AC/Venc.B

REM/Venc.C x RBFC/Venc.D

VIL/Venc.E x CUI/Venc.F

LUV/Venc.G x ATL-GO/Venc.H

Semis - 13 e 17/02

Vencedores dos duelos acima

Finais em 21 e 24/02.

Por: Pedro Lima / Da Redação