Foto: Os treinos para o 1º Tour de Cuiabá ocorreram nos dia 11 e 12 de outubro - Crédito: Ronaldo Espindola


Está chegando a hora do 1º Tour de Cuiabá, competição de ciclismo de estrada que ocorrerá nos dois primeiros dias de novembro de 2020, com mais de R$ 13.000,00 em premiação geral (feminino e masculino).

A primeira etapa será no dia 1º de novembro, em um domingo, na região da Passagem da Conceição, com 12 voltas em um circuito de 7 quilômetros. No dia seguinte, segunda-feira (2), haverá um circuito na região da Estrada da Guia, retornando pela estrada de Chapada, somando mais 117 km, totalizando 194 km de corrida.

“A ideia era um rachão bem organizado, que é quando vários ciclistas se unem e dividem a premiação. Aí o evento foi crescendo, tomando outro corpo, com reivindicação também do público feminino, para haver algo mais específico em relação à competição e premiação. Após reuniões e união das forças, conseguimos mais apoiadores transformando em um evento de nível Brasil”, disse Ruy Marinho de Sá Neto, um dos organizadores.

Ao todo, são 200 inscritos, o máximo de participantes por conta do decreto municipal. Haverá presenças de campeão brasileiro, atleta da seleção e com experiência na Europa.

“É um trabalho de formiguinha que comecei há três anos com um amigo, o Tiago Albrecht, organizador do evento também. Nós conseguimos começar a promover treinos em grupo, independente de equipe, misturávamos todos, que virava um simulado de prova. Agora criamos coragem de fazer o evento, mesmo durante a pandemia, com apoio financeiro dos empresários Diego Matozzo, Anderson Coura e Walterlei Aguiar. Contamos com todas as liberações necessárias do poder público, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado, apoio da Prefeitura de Várzea Grande, e da Semob, responsável pelo perímetro urbano de Cuiabá. Estamos nessa luta, nos preparativos finais”, afirmou.

No entanto, considerando que o evento ocorrerá em meados da crise do COVID-19, não será incentivado público aglomerado para participar da prova. Todos os atletas e participantes deverão obedecer aos protocolos existentes no município referentes aos cuidados para não proliferação do coronavírus.

A organização destaca que “o evento pode ser proporcionado aos atletas do ciclismo, pois é um esporte em ambiente ao ar-livre, com muita ventilação, sem contato físico, considerado como baixo risco de contaminação e serão seguidas as diretrizes apresentadas no documento da Confederação Brasileira de Ciclismo do Brasil – CBC”.

Todas as inscrições no evento, no valor de R$ 107,00 cada, foram realizadas on-line no site: https://www.morro-mt.com.br/

Por: Pedro Lima / Da Redação


Os treinos para o 1º Tour de Cuiabá ocorreram nos dia 11 e 12 de outubro - Crédito: Ronaldo Espindola

Os treinos para o 1º Tour de Cuiabá ocorreram nos dia 11 e 12 de outubro - Crédito: Ronaldo Espindola