Nesta sexta-feira os atletas Luana Kroetzler (Escola Joana D’arc), Roger Casagrande (Escola José Nodari), Marilan Berlania Almeida (Escola Bento Muniz) e Roger Lyon Pereira (Escola Bento Muniz), que estão Fortaleza (CE), já competem nos Jogos Escolares de 2015. O evento terá a competição de Contra-relógio. Esta prova tem uma distancia de 500 metros e cada ciclista corre contra o tempo. Cada atleta larga individualmente. Vence aquele que fizer o menor tempo. No sábado, a competição será por ponto (Tipo Australiana).

Em cada volta completada, acontece uma chegada. Os três primeiros atletas, ganham 3, 2 e 1 ponto, que no final da prova, vence aquele que fizer a melhor pontuação. No domingo, a etapa final é de resistência, ou seja, velocidade pura. Manoel Lima, dirigente da FMTC, avalia como excelente o nível técnico do Ciclismo Olímpico em Mato Grosso, nas categorias de base. Este time é formado por atletas novatos. Esta participação consiste em adquirir experiências para futuras competições em nível nacional, cita o dirigente.

Os Jogos Escolares da Juventude é a maior competição esportiva do país e reúne jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico (COB) do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e Grupo Globo de televisão.

Atualmente, o evento contempla mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais, regionais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

Por: Redação