Foto: Edson Luiz Manfrin (à direita) e Antonio Duarte de Figueiredo Neto - Foto por: Cida Rodrigues


O profissional de educação física Edson Luiz Manfrin é o novo presidente do Conselho Estadual do Desporto (Consed) de Mato Grosso. Em uma votação por aclamação, uma vez que houve somente uma chapa inscrita, o grupo que assumiu o mandato para o próximo quadriênio escolheu a nova gestão do Consed. O servidor público Antonio Duarte de Figueiredo Neto, o professor Toninho, foi eleito vice-presidente.

A escolha do presidente e vice ocorreu no dia 04 de fevereiro durante a primeira sessão ordinária após a posse da nova composição de representantes do Conselho que foram eleitos em assembleia geral convocada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). 

“Parabéns aos membros do Consed pelo consenso na definição, por demonstrarem que valorizam a experiência e o comprometimento dos professores Manfrin e Toninho. Desejamos sucesso à nova gestão e reiteramos nosso compromisso de transparência e apoio ao órgão que representa a sociedade mato-grossense em defesa do direito ao esporte”, manifesta o titular da Secel, Allan Kardec.

Manfrin e Toninho também fazem parte da diretoria do Conselho Regional de Educação Física (CREF17/MT).  Dentre as prioridades do mandato no Consed, eles citam a elaboração em conjunto de um plano de ação para o fortalecimento do Sistema Estadual de Desporto e a reaproximação com as instituições esportivas. 

“Temos como missão a reaproximação com a sociedade, atletas e entidades de administração e práticas desportivas, para que se sintam realmente representados no Conselho. Para começar, vamos definir um calendário oficial das sessões ordinárias e, junto com os demais membros, atualizar o regimento interno e preparar um plano de ação que direcione nossa atuação para a melhoria das políticas públicas do esporte, e enfim exercermos as verdadeiras atribuições que competem aos conselheiros”, declara Manfrin. 

Além de contribuir na formulação da Política Estadual do Desporto, o Consed tem diversas outras competências, como o acompanhamento da aplicação de legislação desportiva, a avaliação de projetos desportivos a serem contemplados com incentivo fiscal e emissão de parecer em projetos e planos nos âmbitos estadual e municipal. 

É também responsabilidade do Conselho realizar o cadastro de instituições esportivas para que essas integrem o Sistema Estadual de Esporte. De acordo com o vice-presidente Toninho, a nova gestão buscará formas para simplificar o processo de cadastramento. 

“Para fortalecer o Sistema do Desporto em Mato Grosso precisamos descomplicar o cadastro das entidades. Até porque o Governo do Estado só pode realizar parcerias com quem estiver regularizado no Sistema”, explica. 

Com o apoio da Secel, a nova gestão também está providenciando a estruturação da logística e infraestrutura, estabelecendo um espaço específico para suas atividades e atendimento no terceiro piso da Arena Pantanal.

A nova composição do Consed com nomes dos representantes e respectivos segmentos esportivos está disponível em: www.esportes.mt.gov.br/consed                      

Por: Da Redação com Cida Rodrigues/Secel - MT


Divulgação

Membros do Consed - quadriênio 2019/2022