Foto:Lucas Figueiredo / CBF


Considerada a competição mais democrática do país, a Copa do Brasil deste ano iniciará no dia 5 de fevereiro e os dois jogos da grande final serão nos dias 4 e 11 de setembro.

Os mato-grossenses que disputarão a Copa do Brasil serão, Cuiabá (atual campeão mato-grossense), Sinop (atual vice-campeão), Luverdense (ranking – RNC) e Mixto (campeão da Copa FMF 2018).

Os dois primeiros a estrearem são Mixto e Luverdense. O Mixto entra em campo dia 6 (quarta-feira) às 20h30 (local) contra o CSA de Alagoas, na Arena Pantanal. O Alvinegro precisa de uma vitória simples para avançar à segunda fase. O time alagoano joga pelo empate ou vitória para se classificar.

O Luverdense joga no mesmo dia e horário, porém, fora de casa, contra o Corumbaense(MS), adversário conhecido do time de Lucas do Rio Verde. O duelo será no estádio Artur Marinho, em Corumbá(MS). Como é visitante, o LEC joga pelo empate no estado vizinho.

Já o Cuiabá terá uma viagem longa para estrear, jogará contra o Ypiranga do Amapá, dia 13 de fevereiro (quarta-feira), às 20h30, no estádio Zerão, de Macapá(AP). O Dourado também joga pelo empate fora de casa.

O Sinop será o último representante do estado a jogar na primeira fase. O Galo do Norte recebe o Santa Cruz(PE) no dia 14 (quinta-feira), às 21h30, no estádio Gigante do Norte, em Sinop.

Já com 525 mil reais garantidos pela participação, as equipes mato-grossenses que avançarem da primeira fase recebem a “bagatela” de 625 mil reais para disputar a segunda fase da Copa do Brasil 2019. Em caso de classificação à terceira fase, o time “abocanha” mais 1 milhão e 450 mil reais.

Regulamento da Copa do Brasil

A edição de 2019 do torneio será nos mesmos moldes da edição disputada no ano passado.

1ª fase: será com jogo único e o mando de campo será sempre do time pior ranqueado – o visitante tem a vantagem de jogar pelo empate para avançar.

2ª fase: também será em jogo único, mas com os mandos definidos por sorteio – o empate nesta etapa leva a decisão para os pênaltis.

 

3ª e 4ª fase: os confrontos começam a ser decididos em ida e volta, no sistema mata-mata. Os cinco clubes que sobrarem se juntarão aos outros 11 já classificados para as oitavas de final (leia mais abaixo). 

 

Fases seguintes até a final: serão sempre disputadas em sistema mata-mata, com disputa de pênaltis, se necessário, para definir os classificados.

Times da Libertadores entram nas oitavas

Assim como nos últimos anos, as equipes brasileiras classificadas para a Copa Libertadores deste ano, entram diretamente na fase oitavas de final da Copa do Brasil. Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG e Athletico-PR estão garantidos nesta etapa do torneio.

Além dos times que disputarão a competição continental, o atual campeão da Copa Verde (Paysandu), o vencedor da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa) e o campeão da Série B do Campeonato Brasileiro (Fortaleza), também entram nas oitavas de final. 

Regra do “gol qualificado”

Como em 2018, o chamado “gol fora de casa” não existe mais.

O clube campeão da Copa do Brasil de 2019 terá sua vaga assegurada na Copa Libertados da América de 2020, a partir da fase de grupos. 

 

Por: Da redação