Foto: Mayke Toscano - Secom-MT


Após quase uma década do início das obras, o Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT UFMT) foi inaugurado com extensa programação esportiva, uma espécie de “teste drive” com importantes nomes do atletismo em Mato Grosso. Mas qual será a agenda de funcionamento do novo complexo esportivo, daqui em diante?

Gerido pela Universidade Federal de Mato Grosso, o Centro Olímpico de Treinamento, a princípio, receberá atletas de alto rendimento e acadêmicos do curso de Educação Física da UFMT, mediante projeto de utilização.

Para a reitora da UFMT, Myrian Serra, o COT significa mais qualidade na formação de atletas de alto rendimento que possam vir a representar o Estado e o Brasil, além de mais oportunidades para os jovens em formação.

“É um espaço muito importante para a sociedade e agora cabe à UFMT zelar por este patrimônio, pois aqui está a educação pública, plural, gratuita e de qualidade para a população mato-grossense”, afirmou.  

Com arquitetura moderna, o COT UFMT conta com uma área construída de 5,4 mil metros quadrados. Os múltiplos espaços do complexo estão divididos em três pisos e a área externa engloba arquibancada para o público, pista de atletismo seguindo padrões internacionais e campo de futebol.

“Com a chegada do COT UFMT a possibilidade de melhora na qualidade técnica do atletismo em Mato Grosso aumenta consideravelmente. Hoje, Mato Grosso revela grandes campeões que treinaram a vida toda em pistas de brita e terra batida, imagine agora com um complexo esportivo de padrão internacional”, adianta Tomires Campos Lopes, presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT).

Campeonato Brasileiro de Atletismo em Cuiabá

Sobre a nova fase do atletismo mato-grossense que se inicia agora com a inauguração do COT UFMT, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro Filho, enxerga com muito otimismo o futuro do esporte no Estado e faz planos para campeonatos sediados em Cuiabá. 

“O atletismo brasileiro fica envaidecido com uma obra desse porte no Centro-Oeste do país, um complexo que não deixa a desejar em nada, com estrutura de primeiro mundo. Mais do que nunca, Mato Grosso está credenciado a receber competições internacionais e campeonatos brasileiros”, adianta o professor Warlindo.

O Centro Olímpico de Treinamento foi inaugurado há uma semana e as possibilidades já começaram a surgir. Há grande expectativa para um Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub 20 ocorrer em Cuiabá ainda este ano.

“É com muita honra que podemos, oficialmente, anunciar que no mês de junho teremos em Cuiabá o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub 20. E, se Deus quiser, veremos atletas mato-grossenses saindo daqui atingindo índices, elevados ao topo do esporte nacional e competindo mundo a fora”, anuncia o governador Mauro Mendes.

Para concluir, sobre a qualidade técnica dos nossos atletas, o professor Warlindo falou com entusiasmo, corroborando com a possibilidade de um grande evento nacional realizado em Mato Grosso.

“A expectativa é imensa! Além de um complexo esportivo que segue os padrões internacionais, Mato Grosso é uma das grandes potências brasileiras nas categorias de base, com atletas de várias cidades trabalhando muito sério, colecionando resultados importantes e histórias de sucesso: Sorriso, Barra de Garças, Cuiabá, Tangará da Serra, Araputanga. Com conquistas e participações importantes em olimpíadas, campeonatos sul-americanos”, comemora.

Por: Da Redação com Secel - MT