Foto:Júnior Martins/Cuiabá Arsenal


 Neste domingo (19), às 16h, no Estádio José Américo de Almeida Filho, o “Almeidão”, em João Pessoa, na Paraíba, o Cuiabá Arsenal confrontará o João Pessoa Espectros em partida válida pela semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, a 1ª Divisão da modalidade. Antes disso, precisarão enfrentar 3.316 quilômetros de estrada para chegar na casa do adversário.

Para a nutricionista parceira do Cuiabá Arsenal, Fabiula Silva, por conta da longa viagem, que submeterá os atletas ao desgaste físico e emocional, e do difícil acesso à alimentação saudável, algumas orientações gerais foram feitas. Segundo ela, além de dar dicas sobre o que comer nas lanchonetes na estrada, a equipe ainda foi instruída a transportar alguns tipos de alimentos práticos, como frutas e sucos. E também muita água para a hidratação.

“Como não sei a composição corporal de cada atleta e cada ser humano tem uma necessidade específica de consumo energético diário, então fiz orientações gerais sobre como fazer escolhas inteligentes. Como, por exemplo, ao parar nas lanchonetes de beira de estrada, trocar as frituras por um salgado assado, trocar refrigerantes por água, água de coco e ou suco natural. Dei sugestões de café da manhã, lanche e jantar”, disse a nutricionista, Fabiula Silva.

De acordo com o presidente Paulo Cesar Machado a equipe tem se preparado por semanas para essa longa viagem e para o confronto, que será o mais difícil do ano e contra um time favorito e extremamente forte.

“O Cuiabá Arsenal fez seis jogos e venceu todos. Na fase classificatória, ganhou do Sinop Coyotes por placar de 34 a 13, depois superou o Tubarões do Cerrado por 29 a 22, atropelou o Campo Grande Predadores por 38 a zero e venceu o Goiânia Rednecks por 44 a 14. Já nos playoffs, nas oitavas de final, ganhou do Sinop Coyotes por 40 a 12 e, nas quartas de final, do Tubarões do Cerrado por 19 a 10. E o João Pessoa Espectros também venceu seus rivais”, diz Paulo Machado.

Transporte

A Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), administrada pelo secretário Leonardo de Oliveira, foi responsável por fornecer o transporte de ônibus, ida e volta, de Cuiabá (MT) à João Pessoa (PB). Esse era o maior custo que a equipe teria que bancar numa viagem interestadual. E os valores para alimentação e hospedagem foram adquiridos por meio de uma vakinha virtual, um evento festivo e patrocinadores.

O Cuiabá Arsenal embarca nesta quinta-feira (16), às 20h, em frente ao Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o “Dutrinha”, com previsão de chegada na madrugada de domingo (19.11), em João Pessoa (PB), e terá tempo para descansar até o horário do jogo, às 16h, de domingo.

Por: Redação