23/11/2020 10:00
O judoca cuiabano David Moura (+100 kg) acumulou conquistas neste fim de semana no Pan-Americano de Judô, em Guadalajara, no México. O mato-grossense buscou a medalha de bronze na sua categoria individual e conquistou o ouro por equipes, com participação direta.
Com o desempenho, David acumula mais 350 pontos para a corrida por uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio em 2021.
David Moura começou vencendo o dominicano Nova Alcântara por Ippon e logo se classificou à semifinal. Depois, foi superado pelo cubano Andy Granda e ficou para a disputa do bronze. Por fim, David Moura bateu o venezuelano Pedro Pineda e garantiu a medalha.
TÍTULO POR EQUIPES
A seleção brasileira de judô conquistou, neste domingo, o título do Pan-Americano de Judô por Equipes mistas com vitórias sobre México e Cuba, em Guadalajara. Com o resultado, o país mantém sua hegemonia continental e encerra o Pan com 15 medalhas: cinco ouros, seis pratas e quatro bronzes.
Para isso, passou pela equipe do México, na semifinal, com vitória tranquila por quatro a zero sobre os donos da casa. Os pontos brasileiros foram marcados por David Moura (+90kg), Jéssica Pereira (57kg), Eduardo Katsuhiro (73kg) e Maria Portela (70kg).
Na decisão pelo ouro, o Brasil venceu Cuba por 4 a 3. Na sua luta, David Moura veio para o “tudo ou nada” e garantiu o empate em três a três com vitória, nas punições, sobre Andy Granda, no pesado masculino.
O peso sorteado para definir o duelo Brasil x Cuba foi o 57kg, de Jéssica Pereira. A brasileira, que havia perdido na primeira luta, foi para cima de Arnaes Garcia e conseguiu a revanche com um waza-ari, garantindo o ouro para o Brasil.
Essa foi a última competição do ano para a seleção brasileira de judô. O Circuito Mundial IJF retornará em janeiro, com o World Masters, em Doha, reunindo os melhores judocas do mundo em busca de 1800 pontos na classificação olímpica.
Por: Pedro Lima / Da Redação