Foto:Estudantes vivenciam esportes adaptados durante os Jogos Escolares - Foto por: Cida Rodrigues/Secel-MT


No sábado (21.09), atividades de esporte e lazer promovem a integração entre pessoas com e sem deficiência em comemoração ao dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado no domingo, 22 de setembro.  O evento ocorrerá no Ginásio Dom Aquino, em Cuiabá, das 8h às 11h30, e contará com jogos recreativos de esportes adaptados.

Atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, golbol, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei e vôlei sentado são as modalidades que serão praticadas durante o evento por alunos com deficiência de escolas regulares e de instituições para deficientes e alunos sem deficiência da Escola Arena.

A ação faz parte do Festival Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e acontecerá em mais de 50 cidades em todo o país. Em Cuiabá, está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com o apoio de diversos parceiros das iniciativas públicas e privadas, dentre eles, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede).

“Será um dia para comemorar, promover a prática esportes adaptados e principalmente para conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”, anuncia Rodrigo de Camargo Siqueira, superintendente de Esporte e Lazer da Secel.

A programação será conduzida por cerca de 60 voluntários qualificados durante quatro dias de curso sobre a utilização do esporte como ferramenta de convivência e socialização. De 17 a 20 de setembro, acadêmicos, professores e demais voluntários participaram da capacitação na Arena Pantanal que incluiu conteúdos com fundamentos e regras das modalidades esportivas adaptadas para deficientes. 

“Essas pessoas que se interessaram em ajudar receberam aprendizado que os qualificam para atuar nesse evento e em qualquer outro espaço relacionado ao esporte paralímpico. Com essa capacitação, muitos professores também viram que é possível levar o esporte adaptado para as escolas”, explica o superintendente.

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012. A data dá sequência às comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), que existe desde 2005. 

 

Por: Da Redação com Cida Rodrigues/Secel - MT