Foto: Thiago Parmalat/Fotojump


No primeiro dia de competições das modalidades coletivas dos Jogos Universitários Brasileiros, as equipes de vôlei feminino do grupo B se enfrentaram na quente tarde cuiabana desta terça-feira (8), no Sesc Porto.

Em um jogo carregado emoção e nervosismo do começo ao fim, a Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ-SC), e a Universidade de Passo Fundo (UPF-RS), se enfrentaram em cinco sets de tirar o fôlego.

As meninas da UPF começaram ganhando e apesar da equipe adversária tentar resistir, abriram uma vantagem de dois sets a zero. O terceiro set parecia ganho, mas a UNOCHAPECÓ não desistiu. As meninas catarinenses reagiram e ganharam o set. E logo depois, para melhorar tudo, ganharam de novo. Encerrado o quarto set, o placar marcava empate por 2 sets a 2.

O quinto set foi tensão do começo ao fim. Conseguindo driblar o nervosismo, o time da UNOCHAPECÓ levou a melhor. Venceu o set e virou o jogo. Andressa Rockenback, líder da equipe vencedora, destacou o lado positivo de uma partida tão difícil como essa.

“Foi um primeiro jogo difícil, foi bom pra gente ganhar ritmo de jogo, por ter jogado cinco sets. Então foi bom pra entrosar a equipe, e espero que tenhamos ganhado ritmo para o resto da competição.”, avaliou a atleta.

A capitã que não tinha interesse nenhum em vôlei quando mais nova, e só começou a jogar por uma bolsa escolar obtida pelo pai, espera ver sua equipe pelo menos entre os primeiros colocados.

“Nossa expectativa é ficar entre os quatro colocados, que é o que a gente vem fazendo ao longo do tempo participando do JUBs, mas, com certeza, vamos lutar pelo primeiro lugar.”, contou Andressa.

Os times da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e União Pioneira da Integração Social (UPIS-DF), fizeram o outro jogo da tarde. Além de ter ganho a partida por 3 sets a 0, as meninas da UNIFOR se destacaram pela animação dentro de quadra.

Enquanto a UPIS resistia como podia, as reservas de Fortaleza gritavam a plenos pulmões no fundo da quadra, empurrando e incentivando o time durante a partida inteira. O JUBs Cuiabá é o nono em que a capitã do time de vôlei feminino da UNIFOR, Katiane Rodrigues, participa.

“Nós temos um histórico de nos três últimos anos se manter na divisão especial, e o nosso foco é chegar cada vez mais longe.” revelou.

A atleta que começou a praticar vôlei aos doze anos de idade, contou que sua equipe já esperava por jogos difíceis considerando os times que estão tanto no grupo A quanto no B. Segundo ela, são todos times fortes que equilibram a competição. Apesar disso, a equipe acredita na vitória.

“A gente veio com o espírito de ganhar mesmo, de fazer o melhor jogo possível.”, sentenciou Katiane.

As disputas dos esportes de modalidades coletivas dos Jogos Universitários Brasileiros continuam até domingo (13). A entrada para o público é gratuita em todas as 17 praças esportivas de Cuiabá.

Por: Gabriela De Lima