Foto: Etapa estadual dos Jogos Escolares em Água Boa - Foto por: João Felipe


Após uma semana de competições em Água Boa (a 750 km de Cuiabá), as equipes escolares campeãs estaduais da categoria A foram premiadas, no sábado (03.08). A categoria A é definida por estudantes com idades entre 15 e 17 anos. Concluída essa etapa, Mato Grosso tem todos os seus representantes definidos para as fases nacionais dos Jogos Escolares da Juventude nas modalidades coletivas de futsal, vôlei, handebol e basquete. 

A Escola Estadual Treze de Maio, de Sorriso, e o Colégio Isaac Newton, de Cuiabá, destacaram-se na competição escolar com o maior número de títulos.

A instituição pública de Sorriso foi campeã mato-grossense com equipes no futsal feminino e no handebol masculino e feminino. A escola também já havia sido campeã da categoria B no handebol masculino e no basquete feminino.

Já o colégio de Cuiabá conquistou o título de campeão estadual no vôlei e no basquete masculino, além de já ter ganhado o estadual no vôlei feminino da categoria B. 

Com a participação de quase 1.200 estudantes, a fase estadual realizada em Água Boa reuniu as melhores equipes escolares de Mato Grosso da categoria A. De 28 de julho a 03 de agosto, 97 equipes de 63 instituições de ensino públicas e privadas de todo o Estado disputaram os Jogos no município. De 16 a 22 de julho, Sorriso havia recebido a etapa estadual da categoria B (12 a 14 anos), com a participação de 94 equipes de 69 diferentes escolas.  

Todas as equipes participantes nas duas etapas estaduais foram vencedoras em suas respectivas regiões esportivas, cujas disputas ocorreram de maio a julho deste ano. As campeãs mato-grossenses de cada categoria e modalidade irão representar o Estado nas fases nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

Para o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec, a efetivação de todas as etapas dos Jogos Escolares é um motivo de celebração para o esporte educacional de Mato Grosso.

“A realização dos Jogos Escolares está sendo uma grande conquista que precisamos comemorar junto com todos os envolvidos. Conseguimos realizar as 10 etapas regionais, abrangendo todos os municípios mato-grossenses. Finalizamos agora as duas etapas estaduais em Sorriso e em Água Boa, consagrando as equipes campeãs do Estado”, declarou Kardec.  

Confira as equipes campeãs em 2019

CATEGORIA A - 15 A 17 ANOS

Modalidade

Escola

Município

Futsal Feminino

E.E 13 de Maio

Sorriso

Futsal Masculino

Colégio Fato

Cuiabá

Vôlei Feminino

Escola Interativa Coopema

Barra do Garças

Vôlei Masculino

Colégio Isaac Newton

Cuiabá

Handebol Feminino

E.E 13 de Maio

Sorriso

Handebol Masculino

E.E 13 de Maio

Sorriso

Basquete Feminino

Colégio Regina Pacis

Sinop

Basquete Masculino

Colégio Isaac Newton

Cuiabá

 

CATEGORIA B - 12 A 14 ANOS

Modalidade

Escola

Município

Futsal Feminino

Centro de Ensino Aquarela

Primavera do Leste

Futsal Masculino

E.E Dez de Dezembro

Pedra Preta

Vôlei Feminino

Colégio Isaac Newton

Cuiabá

Vôlei Masculino

C.E Maria Auxiliadora

Cuiabá

Handebol Feminino

Col. Mãe da Divina Providência

Primavera do Leste

Handebol Masculino

E.E 13 de Maio

Sorriso

Basquete Feminino

E.E 13 de Maio

Sorriso

Basquete Masculino

Escola Interativa Coopema

Barra do Garças

Próximas fases

As fases nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro começam em setembro com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas. As escolas campeãs de Mato Grosso participam da etapa regional Verde, da qual também fazem parte os Estados do Norte e o Distrito Federal, realizada de 11 a 15 de setembro, em Palmas (TO).

Entre os dias 03 e 06 de outubro, Várzea Grande sediará a etapa estadual das modalidades individuais de Mato Grosso. Fazem parte da competição as modalidades esportivas: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

A etapa final nacional ocorrerá no mês de novembro em Blumenau (SC), com a participação das equipes vencedoras das modalidades coletivas em suas respectivas regionais e inclusão dos campeões estaduais nas modalidades individuais. 

 

 

Por: Da Redação com Secel - MT