Olhar Esportivo - ESPECIAL: A matemática para a última rodada da primeira fase
Foto:Divulgação Poconé


 A 9ª rodada do Campeonato Mato-grossense, que será encerrada somente na quarta-feira (16), com o jogo entre Dom Bosco x Operário Ltda, deixou muita gente fazendo contas para a última rodada (veja tabela). Por isso, o Olhar Esportivo preparou um guia para o torcedor não ficar perdido no próximo domingo (20).

Veja como é feito o chaveamento para a segunda fase, Cuiabá e Operário já garantiram, respectivamente, a primeira colocação do Grupo B e a terceira do Grupo A:

Grupo C

Grupo D

1ºA

 Cuiabá

2º B

2º A

3ºB

Operário

4º A

4º B

Liderança do Grupo A

Sinop e Luverdense farão o clássico da soja no estádio Passo das Emas. O Verdão do Norte jogará pelo empate para terminar na liderança do Grupo A, pois ambas as equipes possuem 17 pontos, porém o Lec tem saldo melhor.

Por que é importante? Terminar em primeiro lugar significa evitar o Cuiabá no grupo da segunda fase. Na hipótese do Sinop vencer o jogo, a segunda fase do estadual teria um grupo com Cuiabá, Luverdense e Operário, o que tornaria muito difícil qualquer outra equipe alcançar a semifinal.

Quarta vaga do Grupo A

Sete das oito equipes já estão definidas na segunda fase, a última vaga ficou entre Poconé, Cacerense e Mixto. Os torcedores podem preparar a calculadora para a última rodada.

Vaga do Cacerense: Caso vença o PEC no Geraldão, o clube estará garantido na segunda fase. O time de Cáceres ainda pode empatar e torcer para o Mixto não vencer o CEOV na Arena Pantanal.

Vaga do Mixto: Vencer o Operário e torcer para o Cacerense não vencer o Poconé.

Vaga do Poconé: Vencer o Cacerense no Geraldão e torcer para o Tigre não vencer o clássico contra o CEOV.

Rebaixamento

Os mesmos três clubes que disputam a quarta vaga também correm risco de rebaixamento. A situação mais complicada é a do Poconé, que precisa vencer o Cacerense, fora de casa, ou estará na segunda divisão no segundo semestre.

Cacerense rebaixado: Derrota para o PEC por dois ou mais gols de diferença e empate do Mixto contra o CEOV. Ou, derrota simples para o PEC e vitória do Alvinegro no clássico.

Mixto rebaixado: Vitória do PEC diante do Cacerense e derrota ou empate no clássico (a menos que o Poconé vença por dois ou mais gols).

O que está em jogo Quarta-feira?

O Dom Bosco precisa derrotar o Operário Ltda para se garantir em segundo ou terceiro do Grupo B. O União, seu concorrente, já encerrou sua participação na primeira fase e ‘seca’ o Azulão.

O Leão da Colina ainda tem o clássico com o Cuiabá na última rodada. O quarto colocado do Grupo B terá na segunda fase Cuiabá, Operário e Sinop ou Luverdense.

Por: Thiago Mattos


Maior torcida do estado vê o clube correr risco de queda pelo segundo ano consecutivo