Foto:Junior Martins


A família Spiering foi a principal campeã, a Nunes caiu na semifinal e a Almeida levou outro troféu na 1ª etapa do Circuito Estadual de Tênis do Estado de Mato Grosso, etapa chamada de 4ª Copa Monte Líbano de Tênis, que encerrou nesse fim de semana, de 20 a 24 de março, no Clube Monte Líbano, em Cuiabá. E, com embates cada vez mais acirrados e emocionantes, a próxima etapa do certame será na primeira quinzena do mês de abril, de 09 a 14, em Cuiabá.  

A Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT) promove duas competições de nomes Circuito Estadual de Tênis e Circuito de Duplas de Tênis, que juntas gerarão 22 torneios em sete municípios em 2019 e algumas famílias tem reunido posições realce no ranking. Como a Spiering pelo histórico e por ter iniciado o ano com vitória na principal categoria do tênis, a Nunes por brigar em defesa de três títulos de anos anteriores e a Almeida por comandar mais de uma categoria.

O principal evento da Federação, o Circuito Estadual proporcionará 16 torneios em sete cidades (Cuiabá, Sinop, Primavera do Leste, Alto Araguaia, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Rondonópolis). E duas famílias tem governado a 1ª Classe Profissional (principal categoria), as famílias Spiering (Sinop) e Nunes (Cuiabá). Além delas, uma terceira família, a Almeida (Cuiabá) tem obtido bons resultados na 1ª Classe, na 1ª Classe Feminina e também na 3ª Classe Feminina.

A família Spiering tem pelo menos meia dúzia de tenistas, mas os dois expoentes centrais são Mathaus, de 23 anos, e Marvin, 21 anos. Mathaus foi 2° lugar nos rankings da 1ª Classe Profissional de 2017 e de 2018 e foi 3° lugar em 2016 e Marvin começou a competir no Circuito em 2018, ficou com o 3° lugar do ranking e foi campeão já nesse primeiro torneio de 2019 (Copa Monte Líbano). E os dois irmãos tem vencido todos os confrontos diretos contra os Nunes desde 2018.

“O primeiro torneio do ano mostra um pouco do que virá. Me senti bem ao jogar, estou confiante e espero continuar assim. Joguei de forma sólida e focado em não dar chance ao oponente. Em comparação com o ano passado, meu jogo mudou para um perfil mais agressivo com o objetivo de me impor em quadra. Vir de uma família de esportistas foi fundamental para crescer no tênis”, diz Marvin, que venceu Lucas Barbosa na final e Robson Nunes na semifinal por duplo 6/0.

A família Nunes mantém todos os três títulos de campeão do ranking estadual na 1ª Classe Profissional, Robson, 38 anos, conquistou os dois primeiros troféus da categoria, em 2016 e em 2017, e o irmão mais novo, Wesley, 35 anos, pegou o mais recente em 2018. Ambos os irmãos, assim como Mathaus e Marvin, são professores de tênis. E, nesse primeiro torneio de 2019, na Copa Monte Líbano, Robson Nunes perdeu nas semifinais para Marvin Spiering por duplo 6/0.

O patriarca da família Almeida é Givanildo, de 56 anos, pai das tenistas Bárbara, de 24 anos, e Brenda, 25 anos, e avó de Melissa, 8 anos. Ele é o atual bicampeão do ranking na 1ª Classe (2017 e 2018) e ganhou o primeiro torneio deste ano ao superar Pedro Oliveira na final por 6/4, 2/6 e 10/3. Bárbara é a atual bicampeã do ranking na categoria 1ª Classe Feminina com títulos de 2017 e 2018 e Brenda é a atual campeã na 3ª Classe Feminina com o título conquistado ano passado.

“Na final, comecei com a tática de angular as bolas e assim ganhei o primeiro set. Avançamos ao segundo set e ele me fez correr e cansar e venceu. Já no set de desempate, mudei a estratégia e passei a jogar as bolas mais no fundo e no centro e a margem de erros dele aumentou e tive êxito. Além das minhas filhas e neta, tenho irmãos que dão aulas de tênis. Acho educativo esse esporte, pois ensina a respeitar o adversário e público”, comenta Givanildo Almeida, 56 anos.

Já no Circuito de Duplas de Tênis, que teve a primeira edição no ano passado e terá seis torneios em Cuiabá neste ano, três membros das famílias citadas acima conquistaram títulos de campeões do ranking mato-grossense. O Robson Nunes garantiu o primeiro lugar na 1ª Classe de Duplas Profissionais, Bárbara Almeida pegou o título de campeã da 1ª Classe de Duplas Femininas e Brenda Almeida faturou o troféu de campeã da 2ª Classe de Duplas Femininas.

Diversas outras famílias, com dois ou mais tenistas, compõem os Circuitos (de Simples e de Duplas), como, por exemplo, França, Prado, Lima, Carvalho, Denti, Duarte, Damázio, Barbosa, Storck e Lahham, entre outras. E o próximo encontro esportivo será nas quadras do Cia do Tênis Open, que será de 09 a 14 de abril, na academia Cia do Tênis/Benegas, localizada na Rua Ranulfo Paes de Barros, n° 200, no bairro Jardim Independência (região Arena Pantanal), em Cuiabá.

“Eu e meus três filhos praticamos tênis. Comecei aos cinco anos e, entre idas e vindas, me mantive até os dias de hoje. Meu filho do meio, o Samir foi o primeiro dos três a jogar tênis, depois minha filha mais velha, a Sofia e em seguida foi a vez do mais novo, o Munir. Como tenho uma agenda de trabalho complicada, o tênis me permite ter tempo de qualidade com meus filhos. Esse esporte ensina lições para a vida toda”, avalia o tenista, Jan Lahham, 48 anos, engenheiro civil.

Calendário Semestral – A 2ª etapa do Circuito Estadual de Tênis será na Cia do Tênis/Benegas, de 09 a 14 de abril, em Cuiabá, depois a 3ª etapa no Sinop Tênis Clube, de 25 a 28 de abril, em Sinop, na sequência a 4ª etapa na Ace Tennis, de 15 a 19 maio, em Primavera do Leste, depois na Benegas Tennis, de 29 de maio a 02 de junho, em Sorriso e em seguida no Cuiabá Tênis Clube, CBA.

Também haverão torneios do Circuito de Duplas de Tênis no primeiro semestre deste ano, a 1ª etapa na Tennis Company, de 02 a 05 de maio, em Cuiabá, e a 2ª etapa no Círculo Militar de Cuiabá, de 06 a 09 de junho, em Cuiabá. A FMTT tem site e pode ser contatada pelo telefone (65)99925-5536. Mais informações na página da FMTT na rede social Facebook.

Por: Junior Martins / Assessoria


Foto: Junior Martins

Foto: Junior Martins

Foto: Junior Martins

Foto: Junior Martins