Foto: Kácio Henrique - Prefeitura de Nova Mutum


De 16 a 22 de julho, Sorriso (a 395 km de Cuiabá) recebe a etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de modalidades coletivas, com disputas da categoria B (12 a 14 anos). O município vai reunir as melhores equipes escolares de Mato Grosso nas modalidades de basquete, handebol, futsal e vôlei. As equipes campeãs garantem vagas para representar o Estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB.

A cerimônia de abertura oficial do evento foi nesta terça-feira (16.07) à noite, no Estádio Municipal Egídio José Preima e contou com a presença do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec. A competição prossegue até a próxima segunda-feira (22.07), nos ginásios Domingão e Fermino Maleski, nas quadras poliesportivas das escolas Ivete Lourdes Arenhardt e Bela Vista e do Centro de Educação Básica São José e também no ginásio da AABB.

Para a realização dos Jogos Escolares, a Secel conta com o apoio do município-sede, responsável por providenciar os instrumentos locais para viabilização do evento, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e organização do cerimonial de abertura.  

Para essa etapa participarão 94 equipes de 69 diferentes instituições de ensino públicas e privadas de 38 municípios mato-grossenses. Todas as equipes participantes foram campeãs em suas respectivas modalidades durante as etapas regionais, que envolveram as 10 regiões esportivas do Estado, de maio a julho deste ano. Serão quase mil estudantes-atletas vivenciando a emoção de competir no maior evento esportivo escolar de Mato Grosso.  

“Sabemos da importância dos Jogos Escolares para o esporte educacional, por isso temos a certeza de que fizemos o certo em priorizar sua realização neste ano. O evento só tem trazido resultados positivos, desde o fomento à prática esportiva a partir do período escolar ao envolvimento dos municípios e da população, passando, é claro, pelas oportunidades que oferece aos jovens atletas, com integração, inclusão social e aprendizado para suas vidas”, enaltece o secretário da Secel, Allan Kardec.

Programação etapa estadual

Após a fase estadual em Sorriso, jovens de 15 a 17 anos, da categoria A, disputam a competição estadual em Água Boa, de 28 de julho a 03 de agosto. No fim de setembro, os esportes individuais serão disputados em Várzea Grande.

Por: Da Redação