Foto: Edição 2020 do F4F vai reunir mais de 10 mil participantes de todo o mundo


Pela primeira vez na história, o Campeonato Mundial do Futebol pela Amizade será online e acontecerá na plataforma digital do F4F. Organizado pela Gazprom, o Futebol pela Amizade (Football for Friendship) é um programa internacional e social infantil que acontece todos os anos. Os participantes são meninas e meninos de até 12 anos, incluindo crianças com deficiência. Representando diferentes países e culturas, os pequenos jogadores se misturam entre si em diversos times para aprender a jogar vestindo a mesma camisa. Enquanto isso, jovens jornalistas do projeto Centro Internacional de Imprensa Infantil (International Children’s Press Center) cobrem o evento, promovendo os valores universais. Este ano, o torneio será composto por 32 times, contendo atletas dos mais variados países, gêneros e condições físicas e falando diferentes línguas.

Durante as sete edições, o Futebol pela Amizade reuniu mais de seis mil participantes de 211 países e regiões. Cerca de cinco milhões de pessoas estiveram presentes nos seus eventos esportivos, educativos e ecológicos promovidos ao redor de todo o mundo. Em 2019, o programa entrou para o livro dos recordes ao reunir em um único treino o maior número de nacionalidades distintas.

O Universo Digital do F4F irá juntar mais de dez mil jogadores de todas as idades de 100 países. Essa plataforma única e totalmente online se tornará a base para as competições internacionais infantis de cyber esportes. Além disso, será referência de jogos onde qualquer um poderá praticar através de times misturados com as mais diversas nacionalidades. Isso tudo sem sair de casa.

O Brasil participa do F4F desde 2016. No ano passado, a CBF recebeu o maior prêmio de responsabilidade social do mundo pela Gazprom/FIFA, a Copa dos Nove Valores (Nine Values Cup). A taça foi entregue graças às amplas e eficazes atividades que vêm sendo realizadas pela CBF Social. Segundo os jovens que integram o programa, o Brasil foi eleito como a nação que mais segue a cartilha dos nove valores do projeto: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradições e honra.

– O futebol pela amizade sempre foi aberto a participantes com diferentes habilidades físicas. A Plataforma Digital Futebol pela Amizade contribui para o objetivo principal do projeto: unir pessoas de todo o mundo, permitindo que todos entrem no campo de futebol e experimentem emoções incríveis com novos amigos – declarou o Gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Netto. 

Por: CBF


Lucas Figueiredo / CBF

Plataforma online do F4F é novidade na edição de 2020 do Futebol Pela Amizade