Olhar Esportivo - Jovem lutador de Mato Grosso, Guilherme Porto, conquista título inédito para o Brasil
Foto:Acervo pessoal


O jovem atleta matogrossense Guilherme Porto, de 14 anos, conquistou nessa semana o título de Campeão Pan-Americano Escolar de Wrestling (luta olímpica) na categoria Greco-Romana, em Santiago, no Chile. A conquista é um feito inédito para o Brasil.

“Eu não estava muito confiante, mas depois que eu fiz a primeira luta contra o chileno, que eu ganhei por superioridade técnica, eu fiquei mais confiante e fiz uma boa competição.”, contou Guilherme.

Para conquistar o título histórico, o atleta lutou contra jovens de quatro países: Chile, Peru, Estados Unidos e Argentina. Em todos esses países, a luta olímpica é tradição e recebe investimento do Governo. Guilherme vive uma realidade diferente, já que no Brasil esse esporte não recebe investimento. Os custos para ir até Santigo competir saíram dos bolsos do pai do atleta, já que o Governo do Estado de Mato Grosso não oferece nenhuma ajuda aos lutadores.

“A gente não tem muito apoio, eu estava me sentindo mal. Os atletas eram duros, mas como eu estava mais motivado, acho que isso me fez lutar melhor.”

Guilherme tem se preparado para representar bem o Brasil desde 2015. Ano passado começou a treinar mais pesado: dois treinos por dia, de segunda a sábado. Muito feliz pelo título histórico conquistado, o jovem atleta que pretende viver do esporte, tem o calendário cheio pelo resto do ano.

“Eu vou competir os jogos Sul Americanos, em Outubro, também em Santiago. Os Jogos Escolares Brasileiros, novembro em Brasília, e tenho mais uma seletiva das Olimpíadas da Juventude, no Rio de Janeiro.” finalizou, ele.

Por: Gabriela De Lima