Foto:Acervo Pessoal


 Guilherme Porto nasceu em Rondonópolis e mora em Cuiabá, tem 14 anos e pratica luta olímpica (estilo Greco-romano) desde criança. Nesta sexta-feira (6), o atleta disputa os Jogos Sul-americanos em Santiago, Chile, na categoria até 58 quilos.

“Nesta quarta é um dia de treino bem leve para não sobrecarregar o corpo. Quinta-feira é a pesagem e na sexta-feira os combates. Tenho que vencer três lutas para me sagrar campeão”, explica o jovem.

Guilherme competirá contra outros sete atletas ao redor da América do Sul, em sistema mata-mata: quartas, semi e final. O atleta conta que a família fica num clima de bastante ansiedade antes dos combates.

“Meus pais me apoiam de todas as maneiras e ficam extremamente ansiosos antes das lutas. Tenho o hábito de desligar o celular 48h antes de competir e ficar em estado de concentração total”, comenta.

Em agosto, Guilherme se sagrou campeão Pan-americano Escolar, também em Santiago. Ainda em 2017, o mato-grossense terá pela frente os Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília e uma seletiva das Olimpíadas da Juventude, no Rio de Janeiro.

Por: Thiago Mattos


Guilherme Porto