A 2ª edição do ‘#SubiuFestival’ acontece no próximo dia 20 de setembro (domingo), no Ginásio do Quilombo, em Cuiabá. O evento busca fomentar o esporte, a cultura e a utilização de espaços públicos em Cuiabá, enquanto que o objetivo geral da associação 'Rede #subiu' é estimular o trabalho voluntário. Achille Liambos, presidente da organização (imagem), concedeu entrevista ao Olhar Esportivo.

“Criamos a associação ‘Rede #subiu’ em 2013, por meio de uma assembleia, hoje somos 80 associados e mais de 200 pessoas que contribuem direta e indiretamente conosco” explica Liambos.

O festival de 2015 acontece no mesmo espaço do ano passado, porém com uma duração maior e uma organização mais robusta. Em 2015, o evento é oferecido por sete associações: Rede #subiu; Toma Espaço Musical; MT Bikers; Cuiabanos de Skateboard; Coletivo Cuiabá; Companhia da Aventura e Associação Patins Inline.

“Ano passado tivemos atividades das 13h até às 22h e tivemos 5.000 pessoas. Neste ano, no mesmo local, teremos esporte, música e cultura à partir de 8h, com expectativa de 10 mil pessoas ao longo de todo o dia”, afirma Achille.

As modalidades do '#SubiuFestival' deste ano incluem sete esportes com categorias masculina e feminina: capoeira, slackline, futsal, basquete, skate, bike e patins. O domingo também terá balonismo, grafite e apresentações de música.

“As inscrições para o futsal são as mais caras (100 reais por equipe) e já temos 30 times masculinos e oito femininos. No basquete, haverá a categoria ‘cadeirantes’ também. A entrada para o público é gratuita, mas quem doar R$ 5 ou um brinquedo, estará concorrendo ao passeio de balonismo” explica o presidente.

 

Segurança e Conforto

Ao contrário do que aconteceu em 2014, neste ano haverá a presença da Polícia Militar (PM), conseguida por meio de uma parceria com o Governo de Mato Grosso. Os organizadores do evento já iniciaram a preparação nos arredores do ginásio e do campo do bairro Quilombo. No último dia 22/08, foi realizado um mutirão de limpeza na região.

Para os que desejam realizar a inscrição em alguma modalidade do festival ou saber mais informações, o evento possuí uma página no Facebook.

Foto: Thiago Mattos/Olhar Esportivo

Por: Thiago Mattos