Foto: Divulgação Secel


O secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer Jefferson Carvalho realizou na manhã desta terça-feira (22) uma reunião online para apresentar as novidades e esclarecer possíveis dúvidas sobre os Jogos Escolares Mato-grossenses e da Juventude - edição 2021.

A edição dos Jogos Escolares Mato-grossenses será para alunos com idades entre 12 e 14 anos de ambos os sexos e será coordenada pelos municípios sedes. E valerá como seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros em consonância com os objetivos estratégicos da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em aumentar o percentual de alunos-atletas esportivamente ativos.

“Essa etapa é seletiva para representar o Estado no Nacional e do Nacional para representar o Brasil no Sul-Americano Escolar nas modalidades de atletismo, atletismo adaptado, basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez”, explica o adjunto. O local e data ainda estão indefinidos.

A Etapa Municipal será de responsabilidade de cada Município fazer o evento que irá selecionar sua Escola campeã. O prazo final é até o mês de agosto para encerramento das etapas seletivas. Já a Regional será realizada pela Secel e Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE) com a participação de cada Escola vencedora da sua Etapa Municipal.

A Escola que for campeã na Etapa Regional representará a região na Etapa Estadual. O técnico que irá representar o Estado na competição Nacional será aquele que se consagrar campeão da Etapa Estadual, podendo fazer a substituição de dois atletas que não sejam da mesma unidade escolar, sendo de total responsabilidade do técnico e da Escola fazer essa troca.

Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, esta competição será realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso e o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A competição reunirá atletas-estudantes de 15 a 17 anos dos 26 estados e o Distrito Federal. Os Jogos da Juventude – 2021, serão no formato de Seleções e irá contar com as modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e ginástica rítmica somente no gênero feminino.

Para ginástica artística feminina e ginástica rítmica a faixa etária será de 13 a 15 anos.

Já os Jogos Regionais serão coordenados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com as Federações Mato-grossenses de Desporto Escolar e cidades sedes. O principal objetivo é selecionar o atleta-estudante para representar o Estado na etapa nacional.

Com o intuito de garantir o aprimoramento, promoção e execução dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s/2021 - em todas as suas etapas - por meio da valorização do desporto escolar em todas as suas dimensões, foram constituídos 5 (cinco) grupos, com respectivos direitos e deveres:

1º - Comissão Organizadora;

2º - Órgão gestor das etapas Regionais e Estaduais;

3º - Federações estaduais escolares;

4º - Instituições de ensino participantes;

5º - Cidade-sede.

A etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros será no período de 29 de outubro a 05 de novembro no Rio de Janeiro (RJ) enquanto os Jogos Estudantis de Seleções – etapa nacional – será na cidade de Aracajú (SE) previsto para o período de 16 de novembro a 1º de dezembro.

O adjunto de Cultura, Esporte e Lazer Jefferson Carvalho conduziu o encontro acompanhados do superintendente de Desporto Escolar e o coordenador do Desporto Escolar, respectivamente Marcelo Cruz e Adriano Augusto e o auxiliar Marcos Natanael, todos da Secel.

Por: Da Redação