Foto: Reprodução Secel-MT


O torcedor mato-grossense teve uma resposta direta do secretário de Estado, Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Allan Kardec, sobre um possível caminho a ser tomado diante do Campeonato Mato-grossense 2020, que foi suspenso no dia 18 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista ao Bom Dia MT da TVCA, o secretário disse que, em reunião com os representantes da Federação Mato-grossense de Futebol – FMF, a ideia discutida e que trás uma expectativa otimista, é de terminar o Estadual 2020 no último trimestre ao ano.

“Estivemos com a equipe da Federação Mato-grossense de Futebol, e a nossa expectativa é ainda conseguir terminar o campeonato estadual. Retornar no último trimestre, Mato Grosso tem feito enfrentamento interessante, e hoje nós temos leitos de retaguarda. A nossa expectativa é que a gente consiga terminar o campeonato estadual no final do ano, não sei se vai estar com público ou sem público, alguns países da Europa já voltaram, como Alemanha já voltou ao futebol.”

Segundo o secretário titular da Secel, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF tem entrado em contato com os governantes para avaliar os cenários, que são singulares. Além disso, a possibilidade é de não ter outra competição, como a Copa FMF, sendo assim, transferindo mais uma vaga da Copa do Brasil para o Campeonato Mato-grossense.

“Expectativa é que nesse campeonato estadual, nós tenhamos as três vagas para a Copa do Brasil do ano que vem. A CBF tem ligado para os estados, cada estado tem uma situação, uma agenda, e nós com muita responsabilidade temos essa previsão até certo ponto otimista, de conseguir concluir o campeonato estadual”, disse Allan Kardec.

O secretário também lembrou que após 10 anos do último convênio, em 2020 há um documento assinado da Secel com a FMF junto ao FUNDED-MT para apoio aos clubes mato-grossenses da primeira divisão, que como Olhar Esportivo informou em abril, só poderá ser utilizado em caso de retomada da competição.

Cenário dos clubes mato-grossenses

Em Mato Grosso, todas as equipes estão com os seus treinos suspensos. Apenas o Cuiabá tentou retomar as atividades presenciais, mas paralisou novamente, monitorando os atletas de casa. Com vencimento dos contratos, os outros times liberaram os elencos profissionais, alguns mantendo uma base de jovens para a Copa FMF e vínculos no BID para caso de retorno.

Confira a base do novo protoloco à imprensa esportiva para o retorno do futebol no Brasil

Cuiabá, Operário(VG), União, Sinop, Nova Mutum, Poconé, Dom Bosco e Luverdense, nesta sequência, se classificaram para o mata-mata. Mixto e Araguaia, até então, foram rebaixados para a segunda divisão.

Governo sanciona lei que libera bebida alcoólica nos estádios e arenas desportivas de Mato Grosso

Apesar disso, a FMF disse ao site Olhar Esportivo, que qualquer discussão no momento sobre retomada de jogos ou vagas na Copa do Brasil é especulação. A entidade regional segue aguardando e conversando com as autoridades do Poder Público e de outras entidades do futebol, para analisar o melhor momento de retomada do futebol do estadual. Qualquer decisão será tomada em conjunto com as equipes que são filiadas a instituição.

Atualizada 16h05

Por: Pedro Lima / da Redação