Foto:Acervo das equipes


O Tangará Tênis Clube e o Apec Primavera do Leste se sagraram campeões da Taça Mato Grosso de Futsal 2018, categoria Sub-20, nos gêneros masculino e feminino, respectivamente, no último fim de semana, de 14 a 16 de dezembro, no Ginásio Erivan Santana “Dú Rodo”, em Alto Paraguai.

 

Era a quarta vez que o Apec Primavera do Leste disputava a Taça Mato Grosso de Futsal Sub-20, tendo sido vice-campeã nas últimas três vezes, em 2015, em 2016 e em 2017. O sonho de alcançar o lugar mais alto do pódio e levar a medalha de ouro para a cidade só veio no último final de semana, quando a o APEC derrotou o time de Sinop, por 3 a 2 na final. Mas essa vitória não é apenas das meninas, pois pela falta de patrocinadores, o técnico da equipe, Cristiano Paiva, usou o seu 13º salário para custear a viagem à competição.

 

Segundo Cristiano, “Um sonho concretizado. Uma luta vencida. Meu 13° inteiro para participar. Sempre investi do meu bolso nos anos anteriores, mas com metade do valor necessário para viajar ou percentual ainda menor. Nesse ano não tivemos tempo de procurar patrocinadores e como era sonho de todos e valia vaga à Taça Brasil, resolvi economizar e investir. Valeu principalmente pelo sorriso das atletas com o título”, conta o técnico Paiva.

 

Já no futsal masculino, o Tangará Tênis Clube disputava pela quinta vez a Taça Mato Grosso de Futsal Sub-20, tendo alcançado o pódio apenas um vez, um vice campeonato em 2009. História que mudou com o título deste ano, após vencer o Jac Juara, por 7 a 4 na final. Á frente do time desde 2007, o treinador, Cleuvis Augusto Fontana, 41 anos, disse que a equipe foi preparada com treinamento durante o ano inteiro para competir e contou com o envolvimento de atletas de toda a região.

 

“A vitória foi importante para mim e para os atletas. A nossa cidade fazia tempo que não ganhava uma competição de alto nível. E a vitória fez Tangará retornar à elite do futsal mato-grossense. Dedico à minha esposa e filhas, que sempre me apoiaram, e ao prefeito de Tangará, Fábio Junqueira, e ao secretário de esporte, Ademir Anibale, que não mediram esforços para nos apoiar. Meu muito obrigado!”, diz o técnico, Fontana.

 

O presidente da Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS), Pedro Verão, destaca que o conjunto da sociedade é beneficiado pelo uso do esporte como ferramenta na formação cultural e emocional de crianças, adolescentes e jovens. Segundo ele, a instituição agradece o patrocínio da Unimed Cuiabá e o apoio da prefeita de Alto Paraguai, Diane Alves e da secretária de esporte, Sandra Carvalho, sem os quais o evento e seus frutos não teriam sido alcançados.

Por: Pedro Velasco