Foto: Revista Placar


Hoje se completam os 70 anos do lendário Maracanã. Palco de grandes jogos, uma enormidade de gênios e craques que pisaram o gramado do Estádio Mário Filho.

Zico é seu maior artilheiro com 334 gols. Ali Pelé fez o seu milésimo gol. Por ali Garrincha entortou muitos laterais. E também foi palco do jogo que ficou eternizado como “Maracanazo”, a derrota para o Uruguai na final da Copa de 1950.

Mas os times de Mato Grosso também pisaram no gramado do Maracanã, e o primeiro clube mato-grossense a pisar no Maraca foi o Clube Esportivo Dom Bosco, que no dia 29 de abril de 1970, foi convidado para um amistoso contra o São Cristóvão, em partida preliminar de Brasil x Áustria, preparativa para a Copa que daria o Tri ao Brasil.

A partida terminou em 1x1 e o Leão Da Colina comandado pelo então técnico Álvaro Scolfaro entrou em campo com Clóvis, Ramon, Saborosa, Miro e Darci Avelino; Luís Carlos e Valdemir; Jaílton, Ferreira, Damasceno e Abreu.

Já a primeira vez do Mixto Esporte Clube no então Maior do Mundo ocorreu em 8 de setembro de 1976, em partida válida pela 4ª rodada do Brasileiro da Série A daquele ano. E o Tigre da Vargas saiu derrotado pelo América pelo placar de 1x0.

O Chicote da Fronteira também atuou no Maracanã, e sua última partida por lá foi pela Copa do Brasil de 2006, o Operário saiu derrotado pelo Fluminense por 3x1, o gol do Chicote foi marcado por Diogo.

Outros times de Mato Grosso também atuaram no Maracanã, o Juventude de Primavera do Leste, após golear o Fluminense por 4x1 no Verdão, foi ao Rio de Janeiro para a partida de volta pela Copa do Brasil de 2001, e acabou derrotado por 3x0 e foi eliminado.

O último time de Mato Grosso a jogar no Maracanã foi o Luverdense pela Copa do Brasil do ano passado, e o adversário também foi o Fluminense. Após empatar em 0x0 em Lucas do Rio Verde, a partida no Maracanã terminou em 2x0 para o Tricolor das Laranjeiras.

Uma curiosidade, o Cuiabá já atuou no Rio de Janeiro algumas vezes, mas nunca no Maracanã.

Leia também: O Futebol pós-Pandemia

Por: Professor Marcelo Neves


Revista Placar (Número 08: Dia 08 de Maio de 1970) – O Globo

Revista Placar (Número 08: Dia 08 de Maio de 1970) – O Globo