A seleção mato-grossense permaneceu na primeira divisão do voleibol  nacional ao vencer no último final de semana a equipe de Santa Catarina por 3 x 2 no Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) infanto-juvenil masculino – sub 18, disputado em Saquerama (RJ). Integram a seleção de Mato Grosso atletas de Primavera do Leste, Sinop, Água Boa, Araputanga, São Félix do Araguaia e Cuiabá.

O atleta mato-grossense Tcharling Vinicius, 15, comentou sobre a campanha da equipe no campeonato: “o primeiro passo foi se manter na divisão especial, o que foi muito difícil porque tivemos poucos dias de treino. Depois tentamos passar das quartas, mas como perdemos para o Distrito Federal, focamos em buscar o sétimo lugar de qualquer jeito, encerrando assim a participação com três vitórias e três derrotas”, disse o oposto do time.

O professor Márcio Sobhie, técnico da equipe e diretor da Academia de Esportes do Colégio Isaac Newton (CIN), destacou, ao final da competição, o empenho de todos os atletas na competição e também dos professores Jose Luis Conagin , Bety Lima e Geovane Mello, que o auxiliaram nesta missão. “Também agradeço a todos os técnicos de Mato Grosso que fazem o trabalho de base e sedem atletas para as seleções. Essa conquista e de todos”, reconheceu.

No próximo ano, o CBS volta a ser disputado em três níveis (Especial, 1ª e 2ª divisões), cada um com oito seleções estaduais. A briga pela quinta colocação colocou a seleção do Paraná no grupo, teoricamente, mais fácil da divisão Especial em 2016. O grupo A terá o campeão, além do 4º, 5º e 8º colocado. No grupo B o 2º, 3º, 6º e 7º colocados.

As oito melhores equipes no campeonato garantiram a participação de seus Estados na Taça Sami Mehlinski, masculino – sub 16, campeonato infantil que será realizado no mês de outubro, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).

Por: Sandra Carvalho