A rede social Facebook domina as interações sociais virtuais desde 2011 no Brasil. Por meio dela, além das pessoas se relacionarem, empresas e organizações criam páginas para divulgarem melhor o seu trabalho.

Trazendo essa realidade para o esporte em Mato Grosso, vemos clubes, atletas e federações investindo cada vez mais no marketing desta rede para atrair mais pessoas para suas publicações.

Quando se fala mais especificamente em futebol, a competição entre os clubes para saber quais tem as maiores torcidas também ganhou as redes. Não há nenhum estudo que comprove se a relação de curtidas está na mesma proporção do número de adeptos no mundo ‘real’.

Prova disso é que nas pesquisas de maior torcida, o Flamengo aparece na frente do Corinthians, porém, quando trazemos essa realidade para o virtual, o Timão leva vantagem sobre o Rubro-Negro.*

Em Mato Grosso, vivemos um momento em que o Cuiabá Esporte Clube, embora muito mais novo que os tradicionais Mixto, Dom Bosco e Operário, é o atual tricampeão estadual e conquistou o título da Copa Verde. O Dourado é um clube que passou a brilhar muito em 2011, exatamente no ano da propagação do Facebook no país.

O estado também vive um momento em que o Futebol Americano é o esporte da moda. O sucesso do Cuiabá Arsenal (imagem) impulsionou outras iniciativas em Rondonópolis, Sinop e outras cidades do interior. O Arsenal além de tudo, soube trabalhar a imagem da instituição juntamente aos resultados esportivos.

Portanto, mostrados esses exemplos, podemos concluir que as redes sociais são um termômetro do momento vivido por determinada agremiação esportiva, aliado a como os profissionais de comunicação trabalham a imagem da mesma.

Ranking

Feito um levantamento das 10 páginas mais curtidas do esporte mato-grossense, vemos quatro clubes de futebol, três de futebol americano, um de Rugby, uma federação esportiva e um atleta de renome nacional, que é campeão pan-americano:

1º Cuiabá Arsenal (F.A) 25,8 (mil)

2º Luverdense Esporte Clube 24,1

3º Mixto Esporte Clube 14,5

4º David Moura (Judoca) 12,7

5º Cuiabá Esporte Clube 12,1

6º Federação Mato-grossense de Futsal 8,5

7º Sinop Coyotes (F.A) 7,1

8º Rondonópolis Hawks (F.A) 3,5

9º Cuiabá Rugby Clube 2,6

10º CEOV 2,5

(Dados atualizados até 28/10, às 12h)

 

*Segundo pesquisa do grupo LANCE!/Ibope, o Flamengo tem 16,2% da preferência, ante 13,6% do Corinthians. No Facebook, o Timão aparece com 10,5 milhões de curtidas, contra 10,2 milhões do Rubro-Negro.

Foto: Rogério Florentino Pereira