O Campeonato Brasileiro da Série A começou no último fim de semana, sem nenhum representante de Mato Grosso. Dos 20 clubes, seis contam com jogadores nascidos no estado, totalizando nove atletas.

Talvez o mais conhecido entre eles é Wanderson Ferreira de Oliveira, o Valdívia, do Internacional. O jovem meio-campista nasceu em Jaciara, e se tornou conhecido pela ótima campanha na Copa São Paulo de 2012, quando foi artilheiro daquela edição atuando pelo Rondonópolis.

Além dele, o Colorado tem em seu elenco os mato-grossenses Nilton, volante, de Barra do Garças e Kaike, lateral, que é irmão gêmeo de Kaio, meia do Grêmio, ambos nascidos em Várzea Grande. O Tricolor gaúcho também tem o lateral Wesley, de Cáceres.

Outro nome conhecido na lista é Fábio, do Cruzeiro. Natural de Nobres, o goleiro alcançou a marca de jogador com mais partidas pelo time Celeste, com 685 jogos oficiais. Éverton, meia do Flamengo, de Nortelândia, também aparece.

Ernandes, de São Félix do Araguaia, volante da Chapecoense e Diogo, de Terra Nova do Norte, lateral do Botafogo, são outros exemplos de mato-grossenses na Série A.

Série B

Os representantes mais conhecidos na segunda divisão nacional são os cuiabanos Diogo Silva, goleiro do Vasco e Jackson, zagueiro ex-Palmeiras e Inter que defende o Bahia.